Pular para o conteúdo principal

A mudança é a única certeza

O mundo mudou, na verdade já não é o mesmo. A evolução tecnológica dos últimos anos nos trouxe vantagens indiscutíveis que seria impossível ficar sem elas. Em contrapartida a evolução nas relações humanas não acompanhou, pelo contrário, está regredindo a cada dia. A violência nas grandes cidades está invertendo valores importantes do ser humano.
Na nossa infância nem sonhávamos com as possibilidades hoje disponíveis, criávamos nossos próprios brinquedos e podíamos brincar na rua tranquilamente. Nossos filhos estão brincando em casa se relacionando virtualmente com os amigos. O que será que estamos fazendo para as gerações futuras?
No mundo corporativo não é diferente porque o maior bem das organizações são as pessoas. Não se pode separar a vida profissional da vida pessoal das pessoas. Há um consenso comum que o ser humano foi criado para ser feliz. O trabalho colabora para a realização da pessoa e a pessoa feliz e realizada produz muito mais. Esse é pulo do gato que muitos empresários ainda não perceberam. Quando a pessoa passa a fazer parte de uma organização na verdade modifica outra "pessoa" que chamamos de jurídica, que carrega defeitos e qualidades das pessoas que a compõem. A evolução tecnológica, a globalização e a competitividade estão impondo um ritmo desenfreado de crescimento: é preciso melhorar o resultado sempre. Para isso paga-se um alto custo ambiental e social. A geração de riquezas não é compartilhada, nem mesmo por aqueles que a geraram.
Felizmente a preocupação com o meio ambiente começa a se destacar nas empresas conscientes. O mundo todo está se preocupando com o aquecimento global, escassez de água potável, até a nossa Amazônia está na mira. Claro que isso traz benefícios para as futuras gerações, mas ainda falta muita coisa a ser feita para ser humano propriamente dito.
A evolução da Qualidade tem mudado o foco durante sua existência e parece nos mostrar o caminho. No início do processo ISO (1987) tivemos a chamada fase da inspeção em que o foco era o produto, depois passamos para a Garantia da Qualidade (1994) com o foco em benefícios para o cliente, mais recentemente entra a Gestão da qualidade (2000) com foco em clientes com mais benefícios para a organização. Hoje a Gestão Empresarial tende a ser cada vez mais Integrada e Estratégica, pois o sucesso sustentável de longo prazo só será conseguido com metas financeiras, ambientais e sociais mais amplas e equilibradas (ISO 9004:2009) e o foco além de benefícios para o cliente e para a organização também deverá estar em benefícios para todas as partes interessadas no negócio (acionistas, a comunidade em geral, funcionários, grupos de interesse, parceiros, fornecedores…)

Na verdade, mesmo sem conhecer, já cumprimos a maioria das exigências das normas, o que talvez falte é a conscientização do maior número de pessoas envolvido no sentido de alinhar aquilo que a empresa acredita com aquilo que cada um realiza de melhor. Não se deve pensar em interesses individuais, mas na organização como um todo e no ser humano, maior patrimônio da organização.
Facilitar que cada indivíduo busque fazer o que o coração sente, execute aquilo que melhor faz, inspire os outros, realize grandes coisas passa a ser uma nova função da organização da nova era. A melhoria contínua é a razão da sobrevivência da organização, isso implica em mudar sempre em busca do melhor. Não devemos apenas focar os erros, e apontar quem os causou, mas sim quantas melhorias cada um tem feito a cada dia.
Portanto, mudança é a única certeza, o importante é saber mudar. Não há milagres nem truques o que existe sim é muito trabalho, principalmente em equipe, muita seriedade e bom senso.

Carlos Roberto da Silva

Comentários

  1. Concordo com vc. A empresa não pode mais pensar só em resultados quantitativos, mas também qualitativos.
    Este é o princípio do Trade Marketing, por exemplo. A indústria agora entende que quem está na outra ponta - o varejista - é um parceiro, um aliado - e o Trade Marketing busca justamente uma relação ganha-ganha entre ambos.
    Quanto à gestão ambiental, creio que temos um longo caminho a percorrer ainda. Daí a importância de profissionais capazes de conscientizar e orientar pessoas e organizações.
    Um abraço,
    Liz Bittar

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

 🌎🌳 No Dia Mundial do Meio Ambiente, lembramos que cuidar do meio ambiente vai muito além de uma simples escolha, é uma responsabilidade que compartilhamos pela vida em nosso planeta. #meioambiente

7 dicas para exercitar a sua criatividade

Aprenda a exercitar sua criatividade e ir mais longe na vida profissional e pessoal 1) JOGUE UM JOGO Não aquele de explodir as cabeças dos zumbis. Um jogo de raciocínio, que te force a pensar, raciocinar e criar uma estratégia. Um RPG, um jogo de cartas ou até umas palavras cruzadas podem fazer uma grande diferença. 2) MUDE ALGO Fuja da rotina. Se você sempre pega um mesmo caminho, escolha outro. Preste atenção naquilo que você está fazendo "no automático" e faça diferente. Mude até a sua postura com relação a algumas coisas. Vai fazer uma grande diferença na sua vida profissional e pessoal. 3) SEJA CONVENCIDO Você precisa convencer a si mesmo de que é uma pessoa criativa e que pode fazer grandes coisas. Se você não acreditar em si mesmo, quem vai? Não deixe ninguém te convencer de que você não é capaz, mas convença aos outros e a si mesmo de que você tem talento e capacidade de sobra. 4) RELAXE Pare um pouco, saia, pense em outra coisa. Não adianta se colocar ...

ANO 2012 É COM A CR CONSULTORIA

A CR Consultoria deseja a todos um excelente 2012. Iniciamos as nossas atividades em 2012 e estamos mais um ano junto com vocês. A CR Consultoria, empresa prestadora de serviços na área de Gestão Empresarial e RH, convida todos os interessados a conhecerem a nossa empresa. Temos a solução para o seu negócio independente do ramo de atividade. Venha conhecer a nossa equipe de trabalho e teremos o maior prazer em atendê-los. ISO 9001, ISO 14001, ISO/TS 16949, Organização Empresarial, Planejamento Estratégico, Plano de Negócios, Recursos Humanos, Programas Motivacionais, Programa 5S, Programa de Liderança, Cursos, Palestras e Treinamentos é com a CR. Entre em contato com o e-mail comercial@crconsul.com.br faça um serviço com a CR e ganhe um brinde. Cecília Rijo - CR Consultoria