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Sete dicas para se manter no mercado


Além da iniciativa e da capacidade de planejamento necessárias para abrir um negócio, quem quer prosperar como dono do próprio negócio precisa ter algum conhecimento sobre diversos temas fundamentais para a administração de uma empresa, como gestão financeira, marketing, recursos humanos e atendimento ao cliente. Mas para vencer o desafio dos dois primeiros anos do negócio, período em que 27% das pequenas empesas brasileiras fecha as portas, é preciso um pouco mais. Veja a seguir o que é preciso fazer para se manter no mercado, segundo o empresário Rogimar Rios, em entrevista ao site Administradores.
1-Saber lidar com personalidades desafiadoras
Para isso, é preciso usar o coração, além dos ouvidos. Pessoas que impõem desafios de relacionamento vão periodicamente cruzar o seu caminho.
2- Ter determinação e disciplina
Planejamento é a palavra-chave do sucesso no empreendedorismo. Anote ideias, e faça planos detalhados com previsões de resultado e data, hora e local de onde as metas devem acontecer.
3- Saber usar seu pensamento a seu favor
Não deixe que pensamentos negativos influenciem a sua frequência, pois isso pode ameaçar o alcance das suas metas.
4-Ter metas definidas e seguir métodos
Quando as duas coisas andam juntas, pode-se romper qualquer barreira.
5-Ter fé, mas iniciativa para transformar a realidade
Fé na sua ideia é fundamental, mas não deixe de agir para mudar a realidade. É preciso partir do pensamento para a ação.
6-Saber identificar oportunidades
Um empreendedor precisa “encontrar, avaliar e desenvolver a oportunidade de criar algo novo”.
7 – Saber aproveitar o fracasso
Finalmente, é preciso ter jogo-de-cintura para driblar as derrotas e tirar algum proveito delas. “Saiba usar a experiência sem sucesso em aprendizado”.
Por: Debora Carrari

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