Pular para o conteúdo principal

A mudança é a única certeza

O mundo mudou, na verdade já não é o mesmo. A evolução tecnológica dos últimos anos nos trouxe vantagens indiscutíveis que seria impossível ficar sem elas. Em contrapartida a evolução nas relações humanas não acompanhou, pelo contrário, está regredindo a cada dia. A violência nas grandes cidades está invertendo valores importantes do ser humano.
Na nossa infância nem sonhávamos com as possibilidades hoje disponíveis, criávamos nossos próprios brinquedos e podíamos brincar na rua tranquilamente. Nossos filhos estão brincando em casa se relacionando virtualmente com os amigos. O que será que estamos fazendo para as gerações futuras?
No mundo corporativo não é diferente porque o maior bem das organizações são as pessoas. Não se pode separar a vida profissional da vida pessoal das pessoas. Há um consenso comum que o ser humano foi criado para ser feliz. O trabalho colabora para a realização da pessoa e a pessoa feliz e realizada produz muito mais. Esse é pulo do gato que muitos empresários ainda não perceberam. Quando a pessoa passa a fazer parte de uma organização na verdade modifica outra "pessoa" que chamamos de jurídica, que carrega defeitos e qualidades das pessoas que a compõem. A evolução tecnológica, a globalização e a competitividade estão impondo um ritmo desenfreado de crescimento: é preciso melhorar o resultado sempre. Para isso paga-se um alto custo ambiental e social. A geração de riquezas não é compartilhada, nem mesmo por aqueles que a geraram.
Felizmente a preocupação com o meio ambiente começa a se destacar nas empresas conscientes. O mundo todo está se preocupando com o aquecimento global, escassez de água potável, até a nossa Amazônia está na mira. Claro que isso traz benefícios para as futuras gerações, mas ainda falta muita coisa a ser feita para ser humano propriamente dito.
A evolução da Qualidade tem mudado o foco durante sua existência e parece nos mostrar o caminho. No início do processo ISO (1987) tivemos a chamada fase da inspeção em que o foco era o produto, depois passamos para a Garantia da Qualidade (1994) com o foco em benefícios para o cliente, mais recentemente entra a Gestão da qualidade (2000) com foco em clientes com mais benefícios para a organização. Hoje a Gestão Empresarial tende a ser cada vez mais Integrada e Estratégica, pois o sucesso sustentável de longo prazo só será conseguido com metas financeiras, ambientais e sociais mais amplas e equilibradas (ISO 9004:2009) e o foco além de benefícios para o cliente e para a organização também deverá estar em benefícios para todas as partes interessadas no negócio (acionistas, a comunidade em geral, funcionários, grupos de interesse, parceiros, fornecedores…)

Na verdade, mesmo sem conhecer, já cumprimos a maioria das exigências das normas, o que talvez falte é a conscientização do maior número de pessoas envolvido no sentido de alinhar aquilo que a empresa acredita com aquilo que cada um realiza de melhor. Não se deve pensar em interesses individuais, mas na organização como um todo e no ser humano, maior patrimônio da organização.
Facilitar que cada indivíduo busque fazer o que o coração sente, execute aquilo que melhor faz, inspire os outros, realize grandes coisas passa a ser uma nova função da organização da nova era. A melhoria contínua é a razão da sobrevivência da organização, isso implica em mudar sempre em busca do melhor. Não devemos apenas focar os erros, e apontar quem os causou, mas sim quantas melhorias cada um tem feito a cada dia.
Portanto, mudança é a única certeza, o importante é saber mudar. Não há milagres nem truques o que existe sim é muito trabalho, principalmente em equipe, muita seriedade e bom senso.

Carlos Roberto da Silva

Comentários

  1. Concordo com vc. A empresa não pode mais pensar só em resultados quantitativos, mas também qualitativos.
    Este é o princípio do Trade Marketing, por exemplo. A indústria agora entende que quem está na outra ponta - o varejista - é um parceiro, um aliado - e o Trade Marketing busca justamente uma relação ganha-ganha entre ambos.
    Quanto à gestão ambiental, creio que temos um longo caminho a percorrer ainda. Daí a importância de profissionais capazes de conscientizar e orientar pessoas e organizações.
    Um abraço,
    Liz Bittar

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Hoje inicia nossa Black Friday, trazendo promoções para você se destacar no mercado de trabalho e ser o melhor em sua profissão. Fique por dentro das novidades. Acesse www.crconsul.com.br

Os Serviços da CR Consultoria

Acesse o site www.crconsul.com.br e saiba mais sobre cada um dos serviços prestados.
Nós da CR Consultoria acreditamos que o Planejamento Estratégico é um processo gerencial que se refere à formulação de objetivos para a seleção de programas de ação e para sua execução, levando em conta as condições internas e externas à empresa e sua evolução esperada. O Planejamento Estratégico é uma grande oportunidade para construir, rever ou desenvolver a leitura da realidade de uma organização, onde a leitura deverá ser crítica, coerente, completa, inteira, sistemática e compreensível, devendo ainda gerar confiança, segurança e clareza ao papel que a empresa quer assumir no mercado. Com a CR Consultoria isso é possível. Assista nosso vídeo e inscreva-se em nosso canal