Pular para o conteúdo principal

Planejamento Estratégico: A essência do sucesso das empresas

Qual é o primeiro passo para uma empresa obter sucesso e manter-se no mercado por anos?

O que faz muitas empresas, em nosso país, fecharem suas portas após quatro ou cinco anos no mercado?

A resposta para essas e para tantas outras perguntas relacionadas com o bom andamento das empresas no Brasil é apenas uma: Planejamento Estratégico.

Planejamento Estratégico é um processo continuo onde são desenvolvidos os objetivos, as metas e a estratégia a ser utilizada no ambiente em que se encontra a empresa.
A realização desse processo é de suma importância, pois nele é realizada uma analise macroeconômica, voltada para o ambiente externo, e uma microeconômica (SWOT), voltada para o interior da empresa e a integração dos resultados obtidos em cada análise.
É importante analisar bem os concorrentes, pois alerta a empresa para o plano estratégico que deve ser usado com cada um deles, traçando o melhor caminho para obter o sucesso no mercado. A definição de uma missão e de uma postura estratégica, para orientar o estabelecimento de todas as estratégias e políticas dentro da empresa assim como os objetivos a serem alcançados são pontos de estudo desse processo.
Um bom marketing é muito importante na hora de se elaborar e por em prática as estratégias definidas no planejamento, pois é ele o carro chefe da organização no mercado responsável pelos 4Ps (produto, preço, praça e promoção), que marcarão o desempenho da empresa no ambiente em que atua. O marketing é o mix da organização.

Por fim quando já está definida toda a estratégia que a empresa irá utilizar não basta apenas aplicá-la e esperar os lucros entrarem, o planejamento estratégico deve ser acompanhado e revisado sempre que possível, para adaptar-se às oscilações do mercado.

Muitas empresas, principalmente micro e pequenas empresas não realizam esse tipo de pesquisa e por isso, muitas vezes não conseguem acompanhar as mudanças assim como os efeitos de uma crise mundial por não realizarem um planejamento e uma estratégia correta de atuação.

Consulte a CR Consultoria, assessoramos os clientes na elaboração do Planejamento Estratégico. Vamos fazer em 2011 um ano diferente, um ano em que planejamos a nossa empresa rumo ao sucesso.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Hoje inicia nossa Black Friday, trazendo promoções para você se destacar no mercado de trabalho e ser o melhor em sua profissão. Fique por dentro das novidades. Acesse www.crconsul.com.br
Nós da CR Consultoria acreditamos que o Planejamento Estratégico é um processo gerencial que se refere à formulação de objetivos para a seleção de programas de ação e para sua execução, levando em conta as condições internas e externas à empresa e sua evolução esperada. O Planejamento Estratégico é uma grande oportunidade para construir, rever ou desenvolver a leitura da realidade de uma organização, onde a leitura deverá ser crítica, coerente, completa, inteira, sistemática e compreensível, devendo ainda gerar confiança, segurança e clareza ao papel que a empresa quer assumir no mercado. Com a CR Consultoria isso é possível. Assista nosso vídeo e inscreva-se em nosso canal
Permitimos ao aluno refletir sobre possíveis crises no mercado de trabalho e aprender diversas formas de lidar com as mesmas. Dúvidas: www.crconsul.com.br WhatsApp 📱 wa.me/5511992541683 E-mail comercial@crconsul.com.br