Pular para o conteúdo principal

Coach, é isso tudo mesmo?

Coaching é a palavra do momento. É a salvação de tudo, a solução para transformar mediocridade em alta performance. É a tábua de salvação do momento tanto para as empresas quanto para os profissionais... Será mesmo?

Mais uma vez, nós, gestores e empresários, nos apegamos a uma nova metodologia e sistemática que, através do modismo e da ansiedade por resultados rápidos, vem nos inundar com uma séria de definições e soluções mágicas para, de uma hora para outra, mudar a gestão e consequentemente os resultados e a performance dos profissionais e das empresas. Será que é assim mesmo?

O Coaching é uma ferramenta poderosíssima de aumento de desempenho e performance, sim. Mas, somente ela não vai ser a solução mágica que tanto os profissionais como as empresas esperam. Toda a metodologia que os profissionais utilizam no processo de Coaching é direcionada para o alcance de um determinado objetivo: melhorar os resultados e a performance. E esses valores não se restringem ao quesito financeiro e profissional, mas sim no todo, incluindo a nossa vida pessoal, pois somente quando nos realizamos plenamente conseguimos o equilíbrio.

Temos que ser plenos e estarmos em equilíbrio do nosso tripé da performance: Conhecimento – Habilidade – Atitude, pois é justamente este equilíbrio que nos levará ao aumento da performance e a resultados impactantes.

O mercado foi inundado de uma hora para outra por profissionais dispostos a realizar o chamado Coaching. E como sempre, a partir deste viés estamos encontrando de tudo pela frente.

E conforme conduzimos nossos projetos de consultoria e desenvolvimento com nossos clientes e seus executivos, vemos que cada vez mais esta importante ferramenta realmente traz resultados, mas depende de alguns fatores fundamentais para o seu sucesso. Vou elencar alguns que considero relevantes para que o processo dê certo e traga os resultados esperados:

Profissionalismo: como em tudo, buscar um profissional/empresa que tenha acima de tudo experiência comprovada e uma boa imagem no mercado.

Metodologia: o processo de Coaching deve ter uma metodologia clara e a mesma tem de ser apresentada deste o início dos trabalhos, com o objetivo de ficar claro para ambas as partes qual é o objetivo final e como vai ser conduzido o processo. Jamais deve haver uma expectativa irreal do processo e consequentemente do resultado0.

Foco: tanto o Coach* quanto o Coachee* tem que estar alinhados no objetivo final. E para isso o profissionalismo tem que ser firme e seguro, pois não pode se perder durante o processo e transformar sessões de Coaching* em sessões de terapia. Abordaremos esse tema em outro artigo.

Tempo: de nada adianta querer resultados imediatos, pois as mudanças precisam de tempo para acontecer e serem assimiladas pelas partes envolvidas. Como todo novo sistema de trabalho, ele precisa ser assimilado para, a partir daí, ser absorvido, acreditado e passar a ser utilizado como ferramenta de trabalho e de aumento de performance.

Espaço e permissão para treinar: se a empresa ou o profissional achar que não vai ter um espaço para poder treinar, de nada vai adiantar passar por este processo, pois time que não treina pode ter a sorte e não a competência de ganhar o jogo.

* Definições:
Coach : é o profissional que exerce a profissão. Vejam bem, a profissão!
Coaching: é o processo em si. É a metodologia de desenvolvimento que o Coach executa.
Coachee: é o indivíduo que passa pelo processo de Coaching.

Abandone a mediocridade! Tome uma atitude pró-ativa!

Por: Márcio Lopes

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

 🌎🌳 No Dia Mundial do Meio Ambiente, lembramos que cuidar do meio ambiente vai muito além de uma simples escolha, é uma responsabilidade que compartilhamos pela vida em nosso planeta. #meioambiente

ANO 2012 É COM A CR CONSULTORIA

A CR Consultoria deseja a todos um excelente 2012. Iniciamos as nossas atividades em 2012 e estamos mais um ano junto com vocês. A CR Consultoria, empresa prestadora de serviços na área de Gestão Empresarial e RH, convida todos os interessados a conhecerem a nossa empresa. Temos a solução para o seu negócio independente do ramo de atividade. Venha conhecer a nossa equipe de trabalho e teremos o maior prazer em atendê-los. ISO 9001, ISO 14001, ISO/TS 16949, Organização Empresarial, Planejamento Estratégico, Plano de Negócios, Recursos Humanos, Programas Motivacionais, Programa 5S, Programa de Liderança, Cursos, Palestras e Treinamentos é com a CR. Entre em contato com o e-mail comercial@crconsul.com.br faça um serviço com a CR e ganhe um brinde. Cecília Rijo - CR Consultoria

7 dicas para exercitar a sua criatividade

Aprenda a exercitar sua criatividade e ir mais longe na vida profissional e pessoal 1) JOGUE UM JOGO Não aquele de explodir as cabeças dos zumbis. Um jogo de raciocínio, que te force a pensar, raciocinar e criar uma estratégia. Um RPG, um jogo de cartas ou até umas palavras cruzadas podem fazer uma grande diferença. 2) MUDE ALGO Fuja da rotina. Se você sempre pega um mesmo caminho, escolha outro. Preste atenção naquilo que você está fazendo "no automático" e faça diferente. Mude até a sua postura com relação a algumas coisas. Vai fazer uma grande diferença na sua vida profissional e pessoal. 3) SEJA CONVENCIDO Você precisa convencer a si mesmo de que é uma pessoa criativa e que pode fazer grandes coisas. Se você não acreditar em si mesmo, quem vai? Não deixe ninguém te convencer de que você não é capaz, mas convença aos outros e a si mesmo de que você tem talento e capacidade de sobra. 4) RELAXE Pare um pouco, saia, pense em outra coisa. Não adianta se colocar ...