A apuração dos custos de um
produto ou mercadoria parece tarefa de fácil compreensão, pois é tangível,
fator singular para identificar os itens que o integram e, consequentemente,
identificar os custos. Os serviços não possuem esta característica
ímpar, ou seja, normalmente são intangíveis. Segundo Renan Bardine, “os
serviços são intangíveis porque não podem ser vistos, provados, sentidos,
ouvidos ou cheirados antes de serem comprados. Por exemplo, quem se submete a
uma cirurgia plástica não pode ver o resultado antes da compra e os passageiros
de empresas aéreas têm apenas uma passagem e a promessa de uma chegada segura a
seu destino.” Para descobrir quanto custa prestar um determinado serviço
é necessário quantificar todos os materiais e a mão de obra nele aplicado. Por
exemplo, para lavar um automóvel, além da mão de obra, serão consumidos água e
produtos químicos. Então, o primeiro passo é encontrar a quantidade consumida
de cada ingrediente e apurar o custo. Quer saber mais? Acesse www.crconsul.com.br ligue 011-4229-2059
ou no e-mail comercial@crconsul.com.br
A MUDANÇA É A ÚNICA CERTEZA
Comentários
Postar um comentário