Onde
aplicar a Inteligência de Mercado na formação de preços e lucro real?
Conhecer
o mercado em que sua empresa está inserida e realizar análises de concorrentes
devem ser complementos de um plano de ação, mas as estratégias não devem levar
em consideração apenas esses dois parâmetros. O cuidado com a precificação
torna-se primordial para evitar a perda de resultados ou de clientes. Precificar
corretamente os produtos e serviços é essencial para manter a sua empresa
lucrativa e competitiva no mercado. A formação de preços exige que sejam
considerados uma série de fatores que influenciam direta ou indiretamente no
valor final do produto ou serviço.
O
ponto chave é saber trabalhar o preço de venda para a estruturação de uma boa
estratégia de vendas o que permite o aumento da competitividade do seu negócio,
diferenciando-o da concorrência.
Entretanto,
esse processo não pode ser realizado de qualquer forma, sem nenhum tipo de
critério para o estabelecimento dos valores que vão ser cobrados pelos
produtos.
Muitos
empreendedores encontram dificuldades em precificar seus itens, principalmente
aqueles que iniciaram no mercado há pouco tempo. Não se trata simplesmente de
escolher um valor aleatório e colocar no produto, muito menos “copiar” o preço
da concorrência.
A
precificação de produtos e serviços é uma escolha estratégica, um processo que
se nutre de princípios da administração, economia e marketing, tendo como
propósito final garantir o lucro da atividade econômica das empresas.
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