Pular para o conteúdo principal

"Os benefícios da Organização Empresarial e sua relação com a ISO 9001"

Muitos são os empresários e outros profissionais que ainda discutem a validade ou não e os benefícios das certificações, sejam elas na área da qualidade ou meio ambiente. Na maioria das vezes é perceptível nessas pessoas, que essa posição é devida principalmente à falta de conhecimento. Evidentemente pessoas avessas a regras são contrárias às certificações porque as consideram um engessamento para as empresas. Esta forma de pensar tem também a ver com a forma como algumas empresas implementaram seus Sistemas de Gestão, muitas das vezes mal assessorados por profissionais que entendem as normas não como o caminho que leva ao sucesso mas como “leis” que se aplicam de igual modo para qualquer empresa sem realizar os respectivos ajustes e, fundamentalmente, sem trabalhar o Ser Humano.
Os Sistemas de Gestão, quando bem empregados, trazem inúmeras vantagens para os clientes, para as empresas e seus proprietários e/ou acionistas, para os colaboradores, para os fornecedores, para o governo, e, por fim, para a própria comunidade. A forma como se interpreta as normas depende dos profissionais envolvidos, da qualificação profissional e da sua visão de negócios.
Nos dias de hoje, os profissionais que fizerem parte deste processo têm que trabalhar o Ser Humano porque sem ele não vão obter sucesso nas suas implementações, e trabalhar o Ser Humano significa estabelecer um Organização Empresarial com o comprometimento e envolvimento de todos. Infelizmente, muitas empresas adotam um determinado sistema porque ele foi exigido por seus clientes, ou ainda, porque “alguém comentou” que é uma forma de marketing e que consequentemente as vendas irão aumentar.
As implementações baseadas nas premissas anteriores certamente estão condenadas ao fracasso, pois dificilmente os benefícios são percebidos. Para estes casos, a norma passa a ser um instrumento de pressão e tortura, as certificadoras e seus auditores são odiados e temidos e os dias nos quais ocorrem as auditorias são um suplício, quando na realidade deveriam ser dias de aprendizado e crescimento para todos.
As empresas devem estar permanentemente prontas para serem auditadas. É essencial que os integrantes da empresa, de todos os níveis, sejam sensibilizados, que percebam os reais benefícios que irão ter, que não se sintam objetos de mudança e sim, seus autores e co-autores. Quando os profissionais da empresa discutem e elaboram a documentação existe um crescimento, uma vez que conseguem visualizar com maior profundidade o que fazem, porque fazem, quanto fazem, para quem fazem e onde fazem. Na realidade, é necessário deixar claro para todos os leitores deste artigo que é com o Ser Humano que se conseguem grandes transformações e grandes mudanças e se forem sensibilizados para os benefícios que ocorrem quando se estabelecem rotinas claras de trabalho, quando se define aonde queremos chegar é certo que todos ganham. Quem não gosta de trabalhar numa empresa “redondinha”? Quem não gosta de trabalhar sem estresses, sem conflitos e sem desorganização?
A Norma ISO 9001 nada mais é do que uma forma de organização das empresas com princípios claros e transparência total nos processos da organização. São definidos os processos da empresa e se implementam rotinas claras, práticas e objetivas para todos os integrantes da empresa, incluindo as próprias Direções. A interação entre todos deve ficar totalmente clara e a empresa passa a ser gerenciada através de resultados.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Hoje inicia nossa Black Friday, trazendo promoções para você se destacar no mercado de trabalho e ser o melhor em sua profissão. Fique por dentro das novidades. Acesse www.crconsul.com.br

Os Serviços da CR Consultoria

Acesse o site www.crconsul.com.br e saiba mais sobre cada um dos serviços prestados.
Nós da CR Consultoria acreditamos que o Planejamento Estratégico é um processo gerencial que se refere à formulação de objetivos para a seleção de programas de ação e para sua execução, levando em conta as condições internas e externas à empresa e sua evolução esperada. O Planejamento Estratégico é uma grande oportunidade para construir, rever ou desenvolver a leitura da realidade de uma organização, onde a leitura deverá ser crítica, coerente, completa, inteira, sistemática e compreensível, devendo ainda gerar confiança, segurança e clareza ao papel que a empresa quer assumir no mercado. Com a CR Consultoria isso é possível. Assista nosso vídeo e inscreva-se em nosso canal