Pular para o conteúdo principal

Coaching: A arma secreta dos grandes líderes


Muito se discute a respeito da diferença dos líderes no passado e dos líderes modernos. As técnicas de liderança que funcionavam antes não são atualmente tão efetivas. Num passado não muito distante, o líder autocrático era sempre o líder mais eficaz. Até mesmo na vida familiar esse era o estilo de liderança predominante. Os homens davam as ordens e as esposas e filhos simplesmente obedeciam. Aquele que impunha suas ordens com dureza conseguia excelentes resultados. Ainda hoje vemos muitos líderes trabalhando dessa forma. Mas o mundo mudou e esses profissionais autocráticos estão cada vez menos eficazes e menos valorizados nas empresas modernas.

Surge então a questão que tem desafiado os novos candidatos a líder. Qual é a estratégia mais poderosa para exercer esse papel? Como fazer para influenciar pessoas em busca de resultados sem utilizar o poder, ordens ou ameaças? Como obter o comprometimento e o coração dos liderados para que esses superem seus limites?


Diversas teorias e técnicas surgiram no mercado. Mas, com certeza, a que mais tem impressionado a todos com seus resultados é a utilização do coaching como ferramenta de liderança. Como, então, o líder pode utilizar essa ferramenta para atingir resultados excepcionais? A resposta é facilmente encontrada quando se descobre qual é a ferramenta número um do coaching: a pergunta. Parece estranho, mas é exatamente isso. A grande mudança no paradigma da liderança acontece quando o líder para de dizer aos seus liderados como fazer as coisas e começa a questioná-los.


As perguntas do líder têm impactos profundos nos seus subordinados. Os questionamentos bem feitos obrigam o liderado a pensar, desenvolvendo com isso sua visão estratégica e criatividade. Quando a resposta vem fácil e mastigada o liderado não precisa nem pensar. Basta seguir as instruções.

Os resultados são extraordinários e tem mais uma conseqüência, a que considero mais importante de todas: como o liderado está aprendendo a pensar, estudar alternativas e tomar decisões, o líder, nesse caso, já um "líder coach", estará cumprindo seu papel maior, que é o de desenvolver novos líderes. É uma receita simples. Experimente, assim, liderar através de perguntas e depois analise os resultados.

Por: Bruno Juliani

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Hoje inicia nossa Black Friday, trazendo promoções para você se destacar no mercado de trabalho e ser o melhor em sua profissão. Fique por dentro das novidades. Acesse www.crconsul.com.br

Os Serviços da CR Consultoria

Acesse o site www.crconsul.com.br e saiba mais sobre cada um dos serviços prestados.
Nós da CR Consultoria acreditamos que o Planejamento Estratégico é um processo gerencial que se refere à formulação de objetivos para a seleção de programas de ação e para sua execução, levando em conta as condições internas e externas à empresa e sua evolução esperada. O Planejamento Estratégico é uma grande oportunidade para construir, rever ou desenvolver a leitura da realidade de uma organização, onde a leitura deverá ser crítica, coerente, completa, inteira, sistemática e compreensível, devendo ainda gerar confiança, segurança e clareza ao papel que a empresa quer assumir no mercado. Com a CR Consultoria isso é possível. Assista nosso vídeo e inscreva-se em nosso canal