Pular para o conteúdo principal

Dez filmes que dão lição de motivação e liderança a profissionais

A história do cinema, no entanto, tem histórias que dão aos profissionais esperanças de encontrar gestores carismáticos e inspiradores. É o caso de "A Ponte do Rio Kwai ("The Bridge on the River Kwai", 1957). "O líder motiva os prisioneiros a fazer o melhor trabalho possível", explica Eduardo Lucena, redator de conteúdo da 2001 Vídeo.

Usar filmes para exemplificar situações de flexibilidade, superação e resiliência é uma das
estratégias das áreas de recursos humanos em treinamentos.

"Funciona porque os filmes tiram as pessoas de seu dia a dia", comenta Daniela de Daniela do Lago, consultora de recursos humanos.

Ela acrescenta que "às vezes estamos tão envolvidos em um problema que não conseguimos enxergar o óbvio, e o cinema dá essa oportunidade", afirma.

A consultora tem mais de 300 filmes em sua videoteca, que usa em seus treinamentos. Uma das aquisições mais recentes foi "Amor sem Escalas" ("Up in the Air"), de 2009. Na trama, George Clooney interpreta um consultor especializado em demitir pessoas quando a empresa não pode ou não quer fazê-lo. "É inconcebível hoje um líder que não consiga demitir as pessoas", afirma.

A Folha pediu a Eduardo Lucena, da 2001, que listasse dez filmes que podem dar lições para o dia a dia profissional.

1. EM BOA COMPANHIA ("In Good Company", 2004)
Fala de um alto executivo substituído por alguém bem mais jovem e traz a mensagem da
importância da experiencia profissional e da união dos profissionais para atingir um objetivo.
2. PATCH ADAMS, O AMOR É CONTAGIOSO ("Patch Adams", 1998)
O personagem central soube imprimir sua marca e criar seu próprio estilo, revolucionando o modo de tratar pacientes.
3. À PROCURA DA FELICIDADE ("The Pursuit of Hapiness", 2006)
O personagem de Will Smith soube superar as dificuldades de trabalhar e criar sozinho seu filho. É a típica história hollywoodiana de superação.
4. DE PORTA EM PORTA ("Door to Door", 2002)
É referência para profissionais de venda, segundo Lucena, pois mostra um vendedor com
paralisia cerebral que consegue ser o melhor em seu segmento.

5. A NEGOCIAÇÃO ("The Negotiator", 1998)
O personagem central, vivido por Kevin Spacey, tem de manter a calma para negociar com um sequestrador e usar a capacidade de liderança para manter sob controle os ânimos da equipe de atiradores de elite.

6. A PONTE DO RIO KWAI ("The Bridge on the River Kwai", 1957)
Um coronel decide que, ainda que seja para o inimigo, fazer um trabalho de excelência é
a melhor solução. Mostra resiliência e flexibilidade para ter dedicação, apesar do ambiente hostil, a fazer o melhor trabalho possível.
7. ERIN BROCKOVICH, UMA MULHER DE TALENTO ("Erin Brockovich", 2000)
Outra história de superação em que a personagem vence suas limitações e une um grupo de pessoas e um escritório de advocacia em torno de uma causa.

8. AO MESTRE COM CARINHO ("To Sir With Love", 1967)
O personagem principal, vivido pelo ator Sidney Poitier, precisa ultrapassar a barreira imposta pelos estudantes delinquentes de uma escola de Londres para conseguir trabalhar.
9. A CORRENTE DO BEM (Pay it Forward, 2000)
Os alunos de um professor de estudos sociais são desafiados a criar algo que possa mudar o mundo. Um dos alunos cria um jogo em que a cada favor recebido deve ser retribuído a três outras pessoas. A história procura ilustrar como pequenas iniciativas podem mudar vidas.

10. SOCIEDADE DOS POETAS MORTOS ("Dead Poets Society", 1989)
Um professor rebelde em uma escola tradicional estimula seus alunos a pensar por si mesmos em vez de seguir as ideias impostas pela instituição.


Por: Daniela do Lago

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Hoje inicia nossa Black Friday, trazendo promoções para você se destacar no mercado de trabalho e ser o melhor em sua profissão. Fique por dentro das novidades. Acesse www.crconsul.com.br

Os Serviços da CR Consultoria

Acesse o site www.crconsul.com.br e saiba mais sobre cada um dos serviços prestados.
Nós da CR Consultoria acreditamos que o Planejamento Estratégico é um processo gerencial que se refere à formulação de objetivos para a seleção de programas de ação e para sua execução, levando em conta as condições internas e externas à empresa e sua evolução esperada. O Planejamento Estratégico é uma grande oportunidade para construir, rever ou desenvolver a leitura da realidade de uma organização, onde a leitura deverá ser crítica, coerente, completa, inteira, sistemática e compreensível, devendo ainda gerar confiança, segurança e clareza ao papel que a empresa quer assumir no mercado. Com a CR Consultoria isso é possível. Assista nosso vídeo e inscreva-se em nosso canal