Pular para o conteúdo principal

Coach, é isso tudo mesmo?

Coaching é a palavra do momento. É a salvação de tudo, a solução para transformar mediocridade em alta performance. É a tábua de salvação do momento tanto para as empresas quanto para os profissionais... Será mesmo?

Mais uma vez, nós, gestores e empresários, nos apegamos a uma nova metodologia e sistemática que, através do modismo e da ansiedade por resultados rápidos, vem nos inundar com uma séria de definições e soluções mágicas para, de uma hora para outra, mudar a gestão e consequentemente os resultados e a performance dos profissionais e das empresas. Será que é assim mesmo?

O Coaching é uma ferramenta poderosíssima de aumento de desempenho e performance, sim. Mas, somente ela não vai ser a solução mágica que tanto os profissionais como as empresas esperam. Toda a metodologia que os profissionais utilizam no processo de Coaching é direcionada para o alcance de um determinado objetivo: melhorar os resultados e a performance. E esses valores não se restringem ao quesito financeiro e profissional, mas sim no todo, incluindo a nossa vida pessoal, pois somente quando nos realizamos plenamente conseguimos o equilíbrio.

Temos que ser plenos e estarmos em equilíbrio do nosso tripé da performance: Conhecimento – Habilidade – Atitude, pois é justamente este equilíbrio que nos levará ao aumento da performance e a resultados impactantes.

O mercado foi inundado de uma hora para outra por profissionais dispostos a realizar o chamado Coaching. E como sempre, a partir deste viés estamos encontrando de tudo pela frente.

E conforme conduzimos nossos projetos de consultoria e desenvolvimento com nossos clientes e seus executivos, vemos que cada vez mais esta importante ferramenta realmente traz resultados, mas depende de alguns fatores fundamentais para o seu sucesso. Vou elencar alguns que considero relevantes para que o processo dê certo e traga os resultados esperados:

Profissionalismo: como em tudo, buscar um profissional/empresa que tenha acima de tudo experiência comprovada e uma boa imagem no mercado.

Metodologia: o processo de Coaching deve ter uma metodologia clara e a mesma tem de ser apresentada deste o início dos trabalhos, com o objetivo de ficar claro para ambas as partes qual é o objetivo final e como vai ser conduzido o processo. Jamais deve haver uma expectativa irreal do processo e consequentemente do resultado0.

Foco: tanto o Coach* quanto o Coachee* tem que estar alinhados no objetivo final. E para isso o profissionalismo tem que ser firme e seguro, pois não pode se perder durante o processo e transformar sessões de Coaching* em sessões de terapia. Abordaremos esse tema em outro artigo.

Tempo: de nada adianta querer resultados imediatos, pois as mudanças precisam de tempo para acontecer e serem assimiladas pelas partes envolvidas. Como todo novo sistema de trabalho, ele precisa ser assimilado para, a partir daí, ser absorvido, acreditado e passar a ser utilizado como ferramenta de trabalho e de aumento de performance.

Espaço e permissão para treinar: se a empresa ou o profissional achar que não vai ter um espaço para poder treinar, de nada vai adiantar passar por este processo, pois time que não treina pode ter a sorte e não a competência de ganhar o jogo.

* Definições:
Coach : é o profissional que exerce a profissão. Vejam bem, a profissão!
Coaching: é o processo em si. É a metodologia de desenvolvimento que o Coach executa.
Coachee: é o indivíduo que passa pelo processo de Coaching.

Abandone a mediocridade! Tome uma atitude pró-ativa!

Por: Márcio Lopes

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Hoje inicia nossa Black Friday, trazendo promoções para você se destacar no mercado de trabalho e ser o melhor em sua profissão. Fique por dentro das novidades. Acesse www.crconsul.com.br

Os Serviços da CR Consultoria

Acesse o site www.crconsul.com.br e saiba mais sobre cada um dos serviços prestados.
Nós da CR Consultoria acreditamos que o Planejamento Estratégico é um processo gerencial que se refere à formulação de objetivos para a seleção de programas de ação e para sua execução, levando em conta as condições internas e externas à empresa e sua evolução esperada. O Planejamento Estratégico é uma grande oportunidade para construir, rever ou desenvolver a leitura da realidade de uma organização, onde a leitura deverá ser crítica, coerente, completa, inteira, sistemática e compreensível, devendo ainda gerar confiança, segurança e clareza ao papel que a empresa quer assumir no mercado. Com a CR Consultoria isso é possível. Assista nosso vídeo e inscreva-se em nosso canal