Pular para o conteúdo principal

Você sabe quem é o “SALVADOR DA PÁTRIA”?

Esse personagem tem sido muito requisitado , ultimamente, por algumas empresas, especialmente aquelas cujos empresários, CEOs, diretores, enfim , não tem a devida competência e diria até coragem , para fazer, corretamente, o alinhamento das expectativas de resultados. É o novo cargo extra-oficial ,mas que vem sendo LUGAR COMUM e portanto, gostaria de compartilhar com você para imunizá-lo sobre seus efeitos.

Recentemente, estive com alguns executivos de grandes empresas e que passaram , todos , por situações bem semelhantes, inclusive eu mesma e provavelmente você , ou conhece e presenciou algo ,como vou descrever neste artigo.

Muitos que passam por essa situação me procuram moralmente “destruídos” nas sessões de coaching achando que o problema está neles. E se perguntam: por que depois de tantos anos dedicando-me à empresa sou tratado assim? Por que fizeram isso comigo? O que eu fiz de errado? Autoestima destruída. Parece o mesmo comportamento de mulher de malandro que apanha todos os dias e não denuncia ou por medo , ou por achar que merece isso e que o problema é com ela mesma e não com o malandro.

É difícil ver tantos excelentes profissionais com a autoestima baixa promovida por esses ratos que deveriam estar no esgoto e não no mundo corporativo. O que eles fazem de melhor??? Manipular as pessoas. Como? Estudam profundamente o comportamento humano e sabem como destruir e desequilibrar emocionalmente alguém. Lembra em nossa história recente um grande ditador que conseguiu mobilizar multidões em nome de uma causa supostamente humanista e queria uma raça pura ou raça ariana.

Vou apresentar o perfil do SALVADOR DA PÁTRIA e como ele age, para que você possa detectá-lo rapidamente. Se ele emitisse algum odor, sua presença seria sentida como algo podre no ar.

Ele não tem caráter, age sem qualquer pudor ou vínculo emocional com seres humanos. O negócio dele é fazer o “serviço sujo” que quem o contratou não quer fazer para não se indispor ou “ se queimar” com os demais colaboradores da empresa. Ele entra para “ fazer os outros derraparem na curva”, para anunciar as mudanças e que a empresa precisa fazer para dar resultados a qualquer custo, ele usa o famosa frase do filme Tropa de Elite 1 “não tá satisfeito – PEDE PARA SAIR”. E fará de tudo para a empresa economizar na rescisão trabalhista, nem que para isso ele infernize a vida dos colaboradores, colocando –os em situações constrangedoras e que de fato tenham que PEDIR PARA SAIR, assim ele economiza alguns trocados para a empresa. Ele costuma demitir logo após o colaborador voltar de férias, ou “esquece “ de convocá-lo para reuniões importantes; ou faz fofoca e coloca uns contra os outros; não deixa você falar com o diretor ou dono da empresa e diz que agora você tem que falar tudo com ele e caso você consiga falar com o dono, ele entra sem qualquer constrangimento na sala e fica junto acompanhando sua conversa.Não se enganem , esse personagem é carismático e capaz de mobilizar pessoas alegando “uma causa” qualquer.

Mas calma, não pensem que esse cara é assim tão explícito em suas atitudes, ele é DISSIMULADO. Ele se faz de amigo e você que está na mira dele será convidado a tomar café com ele, ele vai até lhe convidar para viajar como se fossem bons amigos, assim ele lhe conhece melhor e , claro , poderá lhe manipular com mais facilidade. Ele vai estudar você e como reage, os seus pontos fracos . Ele comenta que seu salário é alto demais, ele até lhe elogia, mas não se engane, VOCÊ ESTÁ NA MIRA DELE. Ele usa algumas estratégias típicas das novelas globais das 20h. Ele prepara armadilhas, arruma gente dentro da empresa para ajudá-lo nessa empreitada, claro que gente sem escrúpulos como ele. Bem, mas todo esse “servicinho sujo” tem um preço para a empresa e logo nosso protagonista estará numa sala grande , com um “ carrão” e não estranhem se logo ele sair do pequeno apartamento onde mora para um bem mais luxuoso e maior.Essa “economia” toda que ele faz para a empresa, tem um preço e ele cobra bem alto , afinal fazer serviços sujo arriscando nunca mais se recolocar no mercado tem preço.E acreditem esse cara é bom de manipular números, resultados, planilhas...acho que ele deve ter feito curso em alguma escola de formação de quadrilhas ou terroristas, pois, consegue provar que você não está vendo o que de fato está vendo...ou seria escola para mágicos, políticos e ilusionistas??

Mas ele ainda terá esse função, por muitos anos, sua função é semelhante ao MATADOR DE ALUGUEL , afinal, as empresas do terceiro mundo ainda operam como na ERA INDUSTRIAL, onde ainda prevalece o MANDA QUEM PODE E OBEDECE QUEM TEM JUÍZO e eles dizem “se quiser garantir seu emprego fica de boca fechada”.

Acreditem muitas dessas pessoas e empresas até participam de cursos holísticos, participam de encontros filosóficos sobre o seres humanos e as tendências espiritualistas mundiais em gestão , falam das MELHORES EMPRESAS PARA SE TRABALHAR e demonstram total conhecimento sobre as empresas HUMANAS e preocupadas com o meio ambiente, mas na realidade , são ESPIÕES que se escondem atrás desses certificados que o promovem à categoria de BONS MENINOS e gente e empresas que se preocupam com o bem estar dos outros , apenas para justificar suas maldades e falta de escrúpulos “ em nome do senhor” e lhe apunhalam pelas costas na primeira oportunidade.

Parece conto da carochinha, ou melhor, de filme de terror ou de conspiração e que minha mente é fértil e imaginativa e eu ficaria feliz que fosse isso , mas a realidade é outra , onde temos a luta do BEM CONTRA O MAL e espero que pelo menos desta vez o SILÊNCIO DOS INOCENTES seja quebrado.

E antes que algumas pessoas achem que estou magoada, eu digo que a palavra seria INDIGNADA com tanta injustiça cometida por esses “profissionais desprezíveis” e sei que muita gente que abre boca e põe o dedo na ferida ,já foi em tempos passados enforcado, exilado, queimado, internado como louco, mas de maneira alguma quero desfilar como heroína.

Por hora meu amigo, se você já passou por esta situação, só me resta pedir que não abale a sua autoestima, afinal você não se sujeitaria a esse papel que é digno de pena: O SALVADOR DA PÁTRIA.E saiba que tem muitas empresas boas , mesmo no terceiro mundo e que precisam de pessoas como você.

AFINAL VOCÊ QUE É DO BEM TEM TODO O DIREITO A SER UMA PESSOA DE SUCESSO.

Por: Marynes Pereira

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Hoje inicia nossa Black Friday, trazendo promoções para você se destacar no mercado de trabalho e ser o melhor em sua profissão. Fique por dentro das novidades. Acesse www.crconsul.com.br

Os Serviços da CR Consultoria

Acesse o site www.crconsul.com.br e saiba mais sobre cada um dos serviços prestados.
Nós da CR Consultoria acreditamos que o Planejamento Estratégico é um processo gerencial que se refere à formulação de objetivos para a seleção de programas de ação e para sua execução, levando em conta as condições internas e externas à empresa e sua evolução esperada. O Planejamento Estratégico é uma grande oportunidade para construir, rever ou desenvolver a leitura da realidade de uma organização, onde a leitura deverá ser crítica, coerente, completa, inteira, sistemática e compreensível, devendo ainda gerar confiança, segurança e clareza ao papel que a empresa quer assumir no mercado. Com a CR Consultoria isso é possível. Assista nosso vídeo e inscreva-se em nosso canal