Pular para o conteúdo principal

Comunicação Interna

Um dos grandes problemas que ainda existem dentro das empresas é a comunicação. Um dos estudiosos do assunto, o guru empresarial norte-americano Peter Russell, chegou a dizer que cerca de 90% dos problemas das empresas giram em torno da comunicação.

Problemas tecnológicos existem, mas podem ser solucionados. Os problemas de comunicação, no entanto, muitas vezes, nem são considerados ou lembrados – e são eles que estão na base dos grandes conflitos dentro das empresas, sabotando decisões, ações e metas. Só que as pessoas – por não terem consciência da magnitude do desafio – acham que as dificuldades de comunicação são problemas menores.

Não obstante todo o progresso tecnológico deve-se levar em conta que o homem necessita da comunicação para produzir e sobreviver. Comunicar-se com seu semelhante está na base de qualquer relacionamento humano. A importância estratégica da comunicação nos negócios tornou-se tão grande que é impossível uma organização manter seus níveis de produtividade e lucratividade sem que institua internamente excelente processo de informação, de diálogo com seus funcionários.

Não existe melhor estratégia de comunicação do que transformar seus funcionários em verdadeiros embaixadores de sua empresa.

Fatores que intervêm na comunicação

A linguagem verbal é a forma mais importante de comunicação entre os homens. A relação verbal é baseada em uma convenção, entre o nome e a coisa nomeada. Essa aceitação das normas distingue as sociedades humanas das sociedades animais. A linguagem tem função de comunicar e de organizar as categorias conceituais admitidas por uma comunidade lingüística.

Comunicação interna é ter foco em poucas mensagens, porque não se pode ser tudo para todos ao mesmo tempo! A comunicação interna reforça a instrução profissional, auxilia a performance da área de recursos humanos, ajuda a desenvolver talentos e fortalecer o vínculo do colaborador com a empresa. Um bom programa de comunicação evita desvios de informação capacita o colaborador como um multiplicador consciente dos princípios e objetivos da empresa.

Ferramentas e produtos para uma comunicação interna:

Jornais, revistas, boletins
Jornal mural
Intranet e newsletters eletrônicas

Cada integrante da organização – funcionários e colaboradores – são chaves para que a empresa estabeleça contato tanto com o público interno (funcionários) quanto com o externo (clientes). Muitas vezes, os funcionários precisam convencer seus clientes que o produto ou serviço oferecido é aquele que vai atender a seus desejos e melhorar sua rotina de trabalho. E isso é uma questão de comunicação, tanto interna quanto externa. Interna no que diz respeito a que eles, funcionários, têm que acreditar que aquilo que oferecem é bom e serve ao cliente. Externa, porque precisam possuir e fazer o discurso certo para o cliente certo. É necessário que as organizações criem produtos e serviços nos quais o cliente perceba valor agregado, seja na forma de maior qualidade ou diferenciação. Outro ponto a ser considerado é a imagem que os clientes fazem dessa organização e também de seus produtos. Disso só se pode concluir que comunicar bem é o diferencial da organização para ganhar novos clientes e também fidelizar clientes antigos.


Por: Sueli dos Santos

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Hoje inicia nossa Black Friday, trazendo promoções para você se destacar no mercado de trabalho e ser o melhor em sua profissão. Fique por dentro das novidades. Acesse www.crconsul.com.br
Nós da CR Consultoria acreditamos que o Planejamento Estratégico é um processo gerencial que se refere à formulação de objetivos para a seleção de programas de ação e para sua execução, levando em conta as condições internas e externas à empresa e sua evolução esperada. O Planejamento Estratégico é uma grande oportunidade para construir, rever ou desenvolver a leitura da realidade de uma organização, onde a leitura deverá ser crítica, coerente, completa, inteira, sistemática e compreensível, devendo ainda gerar confiança, segurança e clareza ao papel que a empresa quer assumir no mercado. Com a CR Consultoria isso é possível. Assista nosso vídeo e inscreva-se em nosso canal
Permitimos ao aluno refletir sobre possíveis crises no mercado de trabalho e aprender diversas formas de lidar com as mesmas. Dúvidas: www.crconsul.com.br WhatsApp 📱 wa.me/5511992541683 E-mail comercial@crconsul.com.br