1. Conseguir mais clientes
Quando os consumidores não entram no seu estabelecimento, é hora de
fazer um ajuste na publicidade. "Eles não entram na loja porque você não
faz propaganda e ninguém te conhece. É preciso investir até 5% do
faturamento em marketing”, ensina Alencar. Mexer na vitrine vale a pena
quando seu ponto comercial é um local de passagem de muitos pedestres.
Caso contrário, eles só chegarão até a loja se souberem que ela existe.
2. Vender mais
Outro problema comum é os clientes entrarem na loja, mas não efetivarem
uma compra. Neste caso, a solução não é única. “Existem dois motivos
principais que fazem os clientes não comprarem: ou o seu preço está
acima do mercado ou o produto não agradou”, diz o consultor. Para
melhorar, precisa fazer uma pesquisa de mercado e saber o que o
consumidor quer. Verificar o preço, fazendo comparação com o que os
concorrentes vendem, também é válido.
3. Destacar-se da concorrência
As pequenas empresas costumam encarar um problema sério quando
concorrem com gigantes do mercado. A dica para essas empresas é se
diferenciar ao máximo. “O mais importante é se diferenciar, seja com
produtos que os concorrentes não têm, promoções que eles não fizeram ou
explorando públicos diferentes. O empresário precisa saber onde ganha,
seja na entrega, no atendimento ou no preço e apostar nisso”, ensina
Alencar.
4. Sair do vermelho
Quando as contas nunca batem no final do mês e o negócio está no
vermelho há muito tempo, o melhor a fazer é separar despesas pessoais e
empresariais. “Isso acontece quando o empreendedor gasta mais do que
recebe. Em geral, essa diferença está também no fato de misturar contas
da casa e da empresa”, conta Alencar. A primeira medida é separar as
contas para saber se a empresa realmente dá retorno ou tudo está sendo
usado em contas pessoais.
5. Organizar o estoque
Quem trabalha com estoques sabe como pode ser difícil administrá-lo, o
que leva a perdas significativas de mercadorias. “Isso quer dizer que o
empresário compra mal, sem uma lista ou uma estatística do que precisa
ser comprado”, sugere o consultor do Sebrae/SP. O erro pode estar em
dois pontos principais: preço e quantidade. A correção deste problema
está em fazer uma estatística para saber quanto vende e conhecer os
preços dos concorrentes. “Compre mais vezes em quantidades menores para
evitar perdas. Em relação ao preço, faça parcerias para comprar melhor”,
sugere Alencar.Por: Exame.com
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