Pular para o conteúdo principal

Com um sócio destes, quem precisa de patrão?

Não tenha a ilusão que seu sócio será benevolente, e terá a compaixão que você esperava que seu chefe tivesse na época em que você era funcionário

O sonho de ter o próprio negócio, ser dono do próprio nariz, faz parte de nossa cultura. Eis que – um belo dia – você resolve torná-lo realidade:dá uma reviravolta na sua vida profissional, associa-se a um parceiro com os mesmos ideais e abre uma empresa. Bem, aí chegou a sua hora de ser chefe – ou meio chefe, já que o sócio está ali, presente, trabalhando junto. E é nesse momento que você tem de se testar como líder, dividindo as responsabilidades com um outro profissional que, naquele espaço, deixa de ser o amigo do fim de semana para se transformar no sócio que – como você – quer resultados.

Como sócio, você não terá horário de trabalho, nem para dormir. Muito menos para comer e fazer suas necessidades básicas. E as cobranças e atitudes que antes você questionava no seu antigo ambiente de trabalho passam a ser as cobranças feitas por seu sócio. Aí você para e se questiona: Afinal, com um sócio destes, quem precisa de patrão?

Não tenha a ilusão que seu sócio será benevolente, e terá a compaixão que você esperava que seu chefe tivesse na época em que você era funcionário.

Quando o profissional passa a responder também por estratégias comerciais, financeiras, marketing, pessoas (além das tarefas diárias, inerentes a sua formação ou natureza de seu negócio), naturalmente passa a se cobrar mais - e seu sócio também.

Você se depara com ideias totalmente diferentes das suas, e pode em alguns momentos até ter um sentimento nostálgico da época em que era funcionário, quando o máximo que te exigiam era dar resultados. Agora, como sócio, você além de dar o resultado desejado, precisa buscar quem solicite estes resultados.

Por exemplo, se você trabalha com serviços, precisa pensar em como torná-los suficientemente atrativos aos seus clientes. E também como gerar valor para este cliente de uma forma que ele perceba – independente destes serviços serem tangiveis ou intangiveis. E um jeito é fazer uma reunião entre os sócios e discutir as ideias. Assim, o que antes pareciam horas e horas jogadas ao vento, agora passa a fazer sentido e ser essencial ao negócio. Lembra aquela época em que você era funcionário e era convocado para as reuniões e pensava "lá se vão mais duas horas preciosas do meu dia"? E muitas vezes entrava e saia da reunião com a sensação de que nada mudou, a não ser o fato do seu chefe, ficar te olhando com aquele olhar 43, do tipo "depois a gente conversa"? Pois, é... Esta época passou.

Agora está você lá, do outro lado da mesa. Quem vai te olhar, te chamar e te sacudir ali mesmo na frente dos demais é o seu sócio. E na maioria das vezes o consenso não é assim imediato, existe uma exaustão para a defesa de ideias e posicionamentos. Muitas vezes vai parecer que um furacão passou por ali - e todos sabem o acontece quando passa um furacão: tudo é devastado e é preciso recomeçar. Mas os sobreviventes de um furacão erguem-se fortalecidos e com mais ousadia e vontade de arriscar algo novo.

E neste momento você vai sentir que sabe mais do que sabia ontem e que com certeza o amanhã será mais um dia de aprendizado. Vai olhar para seu sócio e agradecer por ele estar a seu lado, por te compreender (mesmo sem entender), por aguentar tuas manias e chatices, por escutar tuas opiniões e te fazer se sentir importante, por fazer você perceber que vale a pena trabalhar junto e que a cobrança faz você estar sempre com os pés no chão.
As cobranças e divergências fazem parte do processo – e vão fazer sempre. O importante é aproveitar todos os momentos como um aprendizado, independente do lugar ou posição que você ocupa (sócio, chefe, funcionário). Porque admiração, respeito e confiança são construções diárias e que passam pela diferença nas ideias, pela administração de conflitos e por uma genuína conciliação de objetivos, interesses e paixão pelo trabalho realizado. Por isto toda vez que alguém te chamar atenção, te repreender, te sacudir, agradeça. Pois com certeza esta pessoa quer que você cresça e se torne melhor a cada dia.

Por: Beatriz Helena Schulze

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

 🌎🌳 No Dia Mundial do Meio Ambiente, lembramos que cuidar do meio ambiente vai muito além de uma simples escolha, é uma responsabilidade que compartilhamos pela vida em nosso planeta. #meioambiente

7 dicas para exercitar a sua criatividade

Aprenda a exercitar sua criatividade e ir mais longe na vida profissional e pessoal 1) JOGUE UM JOGO Não aquele de explodir as cabeças dos zumbis. Um jogo de raciocínio, que te force a pensar, raciocinar e criar uma estratégia. Um RPG, um jogo de cartas ou até umas palavras cruzadas podem fazer uma grande diferença. 2) MUDE ALGO Fuja da rotina. Se você sempre pega um mesmo caminho, escolha outro. Preste atenção naquilo que você está fazendo "no automático" e faça diferente. Mude até a sua postura com relação a algumas coisas. Vai fazer uma grande diferença na sua vida profissional e pessoal. 3) SEJA CONVENCIDO Você precisa convencer a si mesmo de que é uma pessoa criativa e que pode fazer grandes coisas. Se você não acreditar em si mesmo, quem vai? Não deixe ninguém te convencer de que você não é capaz, mas convença aos outros e a si mesmo de que você tem talento e capacidade de sobra. 4) RELAXE Pare um pouco, saia, pense em outra coisa. Não adianta se colocar ...

ANO 2012 É COM A CR CONSULTORIA

A CR Consultoria deseja a todos um excelente 2012. Iniciamos as nossas atividades em 2012 e estamos mais um ano junto com vocês. A CR Consultoria, empresa prestadora de serviços na área de Gestão Empresarial e RH, convida todos os interessados a conhecerem a nossa empresa. Temos a solução para o seu negócio independente do ramo de atividade. Venha conhecer a nossa equipe de trabalho e teremos o maior prazer em atendê-los. ISO 9001, ISO 14001, ISO/TS 16949, Organização Empresarial, Planejamento Estratégico, Plano de Negócios, Recursos Humanos, Programas Motivacionais, Programa 5S, Programa de Liderança, Cursos, Palestras e Treinamentos é com a CR. Entre em contato com o e-mail comercial@crconsul.com.br faça um serviço com a CR e ganhe um brinde. Cecília Rijo - CR Consultoria