Pular para o conteúdo principal

Home Office: aproveite as vantagens e evite armadilhas

Montar o escritório na própria casa pode ser a alternativa economicamente mais viável para alguns empreendedores. Entre profissionais das áreas jurídica, de vendas e de tecnologia da informação, por exemplo, essa modalidade é muito comum.
“A adesão ao chamado home office relaciona-se à necessidade de contenção de custos e também à busca por conforto. Basta citar que o trânsito das grandes cidades deixa de ser problema para quem trabalha em casa”, comenta Sandra Regina Bruno Fiorentini, consultora do Sebrae-SP (Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Estado de São Paulo).
Até empresas tradicionais incentivam parte dos empregados a trabalhar em casa. Uma pesquisa sobre o assunto foi desenvolvida no ano passado pela Market Analysis com 345 entrevistados em nove capitais - São Paulo, Rio de Janeiro, Salvador, Brasília, Belo Horizonte, Curitiba, Porto Alegre, Recife e Goiânia. O estudo mostrou que o serviço virtual é adotado por 23,2% dos funcionários do setor privado, sendo que as micro e pequenas empresas, que empregam 10,6 milhões de pessoas, são as que mais utilizam o teletrabalho.
Mas são os empreendedores os grandes adeptos e beneficiados com as vantagens do home office. “Hoje em dia trabalhar em casa também não é mais motivo de preconceito”, observa Eduardo Domingos Bahi, consultor de carreira da Thomas Case & Associados. Segundo ele, quem trabalha em casa consegue tanta produtividade e sucesso na carreira quanto quem trabalha numa sala comercial ou em empresa tradicional. Para tanto, basta tomar algumas precauções.
O segredo do sucesso, para Bahi, é o foco e a disciplina. “Trabalhar em casa tem muitas vantagens, mas também envolve algumas armadilhas que devem ser evitadas para que o profissional não se envolva com as tarefas domésticas e acabe comprometendo o desempenho profissional”, alerta.
Para Sandra, o primeiro passo é estabelecer uma rotina, incluindo o planejamento, responsabilidade e autocontrole, além de um ambiente de trabalho com móveis e equipamentos adequados e cumprimento de horário de trabalho pré-determinado. "É necessário adotar uma postura que transmita confiança e credibilidade ao profissional para o negócio dar certo”, acrescenta ela.
A seguir as principais recomendações e dicas dos consultores ouvidos pelo Portal Santander Empreendedor:
Escolha do ambiente de trabalho
É muito importante ter um espaço reservado exclusivamente para o trabalho. O ideal é ter um cômodo da casa destinado ao escritório, onde você se sinta como se estivesse numa empresa convencional. Isso faz com que, quando naquele local, você mantenha o foco e pense somente no trabalho.
  • Paredes: opte por cores claras, em tons pastéis. Elas ampliam o ambiente e diminuem a sensação de cansaço. O mesmo vale para a seleção dos móveis.
  • Janelas: persianas costumam ser opção para o escritório de casa. Além de boa solução estética, são fáceis de limpar e ajudam a controlar a luz solar.
  • Iluminação: mesmo com incidência de luz natural, é indispensável usar luminária com lâmpadas fluorescentes de cor branca, iluminando o posto de trabalho. Apesar do gasto de energia, boa iluminação reflete em produtividade.
  • Conforto térmico: não deixe de prever ao menos um ventilador para garantir boa circulação de ar no ambiente. Se tiver condições, opte por um aparelho de ar-condicionado.
  • Acústica: dependendo da sua casa, talvez seja necessário pensar em um isolamento acústico de paredes e portas, para evitar ruídos como o latido de cachorro, choro ou brincadeira de crianças, panela de pressão e aspirador de pó, por exemplo.
Móveis e equipamentos
Investir num ambiente funcional e aconchegante depende do tipo de trabalho que você pretende desenvolver, do espaço disponível e também dos recursos financeiros. Os móveis são essenciais para garantir organização e produtividade.
  • Utilize mesa e cadeira próprias para escritório e lembre-se de que gaveteiro e armário, mesmo que compactos, são fundamentais para a organização.
  • Ao comprar os móveis ou encomendá-los a um marceneiro não deixe de levar em conta, além das medidas, os aspectos ergonômicos para garantir conforto e saúde.
  • Preveja instalações para computador conectado à internet de banda larga, telefone, aparelho de fax - que podem ser úteis - e impressora, preferencialmente multifuncional, que incluem funções de copiadora e scanner.
  • Caso os móveis não permitam embutir os fios, canaletas podem melhorar a organização de forma fácil e barata.
Horários e hábitos
Rotina não é apenas para quem bate cartão. Quem deseja manter a atividade profissional a partir de casa precisa se habituar ao cumprimento de horários. Ou seja, para começar a trabalhar, parar para almoçar, retomar e encerrar o expediente.
  • Estabeleça horários para acordar, tomar banho, tomar café com a família, ler jornal e começar a trabalhar. Sem isso, fica difícil criar a rotina.
  • Se não precisar fazer visitas externas, você não necessita vestir terno e gravata para trabalhar em casa, mas também não deve usar pijamas. Use uma roupa confortável, mas que lembre a você e aos seus familiares de que está trabalhando.
  • Não permita distrações como ficar navegando na internet sem que o assunto pesquisado seja necessário para o desenvolvimento do trabalho e tome cuidado também com a televisão. Enfim, não faça o que não faria normalmente no escritório de uma multinacional, por exemplo.
  • Tenha horário certo para almoçar. Uma das vantagens de trabalhar em casa é controlar melhor a alimentação, mas o almoço também deve ter duração determinada, com horário para voltar ao trabalho.
  • Não abandone o ambiente de trabalho com frequência para assaltar a geladeira. No máximo, programe paradas breves entre as refeições.
  • Evite também o outro extremo, que é trabalhar compulsivamente. Já que definiu horário para começar a trabalhar, estabeleça também a hora de parar. Eventualmente, pode fazer hora extra, mas isso deve ser exceção. Essa regra ajuda também a sua família a ter noção de quando você está ou não disponível.
Discipline a família
Para quem não mora sozinho, um dos aspectos delicados de montar um escritório em casa é a relação com a família, que não pode interferir negativamente na realização do trabalho.
  • O primeiro passo é uma conversa aberta e franca com todos os que moram na casa para estabelecer regras e fazê-los entender que você está trabalhando e precisa manter o foco.
  • Deixe claro que não poderá ser interrompido a todo instante e em quais situações poderá ser contatado. Se necessário, deixe a porta do ambiente fechada, para evitar o entra e sai de pessoas e animais domésticos.
  • Estabeleça horários em que estará disponível para o convívio familiar e para tratar de situações e problemas do cotidiano, como a educação dos filhos, contas a pagar, compras a fazer etc.
  • Oriente as pessoas quanto ao excesso de barulho, especialmente se não for possível isolar acusticamente o ambiente.
Telefone
O telefone merece destaque especial, pois é o meio pelo qual você será mais frequentemente contatado por clientes ou outros colegas de trabalho.
  • Utilize uma linha exclusiva para o escritório, de forma que somente você, no horário de trabalho, a utilize. Jamais opte por uma simples extensão do telefone da casa. Hoje é fácil e rápido conseguir uma linha extra, sem aumento de custo considerável.
  • Defina o padrão de atendimento telefônico para a linha do home office e instale uma secretária eletrônica para registrar os recados quando estiver ausente.
  • Em situações excepcionais, em que outra pessoa precise atender o telefone do escritório, oriente-a sobre como atender e anotar o recado. Jamais permita que as crianças atendam o telefone, pois isso compromete sua imagem profissional.
  • Ao voltar para o home office retorne as ligações e mensagens deixadas durante sua ausência, pois, sabendo que você dá retorno, as pessoas se habituam a deixar recados.
Evite o isolamento
Provavelmente, se optou por montar o escritório em casa, é porque não receberá clientes. No entanto, isso não significa que deva manter o isolamento do convívio pessoal e profissional.
  • O contato pessoal estimula a troca de informações e de conhecimentos, além de favorecer a amizade e a criação da rede de relacionamento social e profissional.
  • Sempre que possível, marque visitas aos clientes e parceiros de trabalho.
  • Participe de encontros e cursos presenciais para reciclar conhecimentos, manter-se atualizado e prospectar negócios e oportunidades.
  • Não descuide do marketing pessoal e da empresa. Aposte, se for o caso, na criação de um site e de um e-mail personalizado. Adote padrões para o material de correspondência que dêem aspecto profissional ao trabalho.
Por: Santander Empreendedor

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

 🌎🌳 No Dia Mundial do Meio Ambiente, lembramos que cuidar do meio ambiente vai muito além de uma simples escolha, é uma responsabilidade que compartilhamos pela vida em nosso planeta. #meioambiente

7 dicas para exercitar a sua criatividade

Aprenda a exercitar sua criatividade e ir mais longe na vida profissional e pessoal 1) JOGUE UM JOGO Não aquele de explodir as cabeças dos zumbis. Um jogo de raciocínio, que te force a pensar, raciocinar e criar uma estratégia. Um RPG, um jogo de cartas ou até umas palavras cruzadas podem fazer uma grande diferença. 2) MUDE ALGO Fuja da rotina. Se você sempre pega um mesmo caminho, escolha outro. Preste atenção naquilo que você está fazendo "no automático" e faça diferente. Mude até a sua postura com relação a algumas coisas. Vai fazer uma grande diferença na sua vida profissional e pessoal. 3) SEJA CONVENCIDO Você precisa convencer a si mesmo de que é uma pessoa criativa e que pode fazer grandes coisas. Se você não acreditar em si mesmo, quem vai? Não deixe ninguém te convencer de que você não é capaz, mas convença aos outros e a si mesmo de que você tem talento e capacidade de sobra. 4) RELAXE Pare um pouco, saia, pense em outra coisa. Não adianta se colocar ...

ANO 2012 É COM A CR CONSULTORIA

A CR Consultoria deseja a todos um excelente 2012. Iniciamos as nossas atividades em 2012 e estamos mais um ano junto com vocês. A CR Consultoria, empresa prestadora de serviços na área de Gestão Empresarial e RH, convida todos os interessados a conhecerem a nossa empresa. Temos a solução para o seu negócio independente do ramo de atividade. Venha conhecer a nossa equipe de trabalho e teremos o maior prazer em atendê-los. ISO 9001, ISO 14001, ISO/TS 16949, Organização Empresarial, Planejamento Estratégico, Plano de Negócios, Recursos Humanos, Programas Motivacionais, Programa 5S, Programa de Liderança, Cursos, Palestras e Treinamentos é com a CR. Entre em contato com o e-mail comercial@crconsul.com.br faça um serviço com a CR e ganhe um brinde. Cecília Rijo - CR Consultoria