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Importância da INTELIGÊNCIA DE MERCADO – FORMAÇÃO DE PREÇOS E LUCRO

 

Conhecer o mercado em que sua empresa está inserida e realizar análises de concorrentes devem ser complementos de um plano de ação, mas as estratégias não devem levar em consideração apenas esses dois parâmetros. O cuidado com a precificação torna-se primordial para evitar a perda de resultados ou de clientes. Precificar corretamente os produtos e serviços é essencial para manter a sua empresa lucrativa e competitiva no mercado. A formação de preços exige que sejam considerados uma série de fatores que influenciam direta ou indiretamente no valor final do produto ou serviço.

 

O ponto chave é saber trabalhar o preço de venda para a estruturação de uma boa estratégia de vendas o que permite o aumento da competitividade do seu negócio, diferenciando-o da concorrência.

 

Entretanto, esse processo não pode ser realizado de qualquer forma, sem nenhum tipo de critério para o estabelecimento dos valores que vão ser cobrados pelos produtos.

 

Muitos empreendedores encontram dificuldades em precificar seus itens, principalmente aqueles que iniciaram no mercado há pouco tempo. Não se trata simplesmente de escolher um valor aleatório e colocar no produto, muito menos “copiar” o preço da concorrência.

 

A precificação de produtos e serviços é uma escolha estratégica, um processo que se nutre de princípios da administração, economia e marketing, tendo como propósito final garantir o lucro da atividade econômica das empresas.

 

Muitas vezes, você define preços de forma aleatória, não considerando todos os aspectos necessários. Esse erro acaba impactando de forma negativa tanto para os clientes, que podem pagar um preço mais alto do que deveriam como para as empresas que podem perder clientes se cobrarem além do que deveriam ou perder dinheiro por cobrar um valor menor.

 

A formação de preços deve estar relacionada ao seu custo de produção, ao valor agregado, à margem de lucro da empresa, giro de estoque, dentre outros aspectos financeiros.

 

A formação de preços e o lucro real estão diretamente relacionados com a sobrevivência, maximização dos lucros, maximização do faturamento, potencialização do crescimento de vendas, maximização do aproveitamento de mercado, entre outros.

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