Importância da INTELIGÊNCIA
DE MERCADO – FORMAÇÃO DE PREÇOS E LUCRO
Conhecer o mercado em que sua empresa está inserida e
realizar análises de concorrentes devem ser complementos de um plano de ação,
mas as estratégias não devem levar em consideração apenas esses dois
parâmetros. O cuidado com a precificação torna-se primordial para evitar a
perda de resultados ou de clientes. Precificar corretamente os produtos e
serviços é essencial para manter a sua empresa lucrativa e competitiva no
mercado. A formação de preços exige que sejam considerados uma série de fatores
que influenciam direta ou indiretamente no valor final do produto ou serviço.
O ponto chave é saber trabalhar o preço de venda para a
estruturação de uma boa estratégia de vendas o que permite o aumento da
competitividade do seu negócio, diferenciando-o da concorrência.
Entretanto, esse processo não pode ser realizado de qualquer
forma, sem nenhum tipo de critério para o estabelecimento dos valores que vão
ser cobrados pelos produtos.
Muitos empreendedores encontram dificuldades em precificar
seus itens, principalmente aqueles que iniciaram no mercado há pouco tempo. Não
se trata simplesmente de escolher um valor aleatório e colocar no produto,
muito menos “copiar” o preço da concorrência.
A precificação de produtos e serviços é uma escolha
estratégica, um processo que se nutre de princípios da administração, economia
e marketing, tendo como propósito final garantir o lucro da atividade econômica
das empresas.
Muitas vezes, você define preços de forma aleatória, não
considerando todos os aspectos necessários. Esse erro acaba impactando de forma
negativa tanto para os clientes, que podem pagar um preço mais alto do que
deveriam como para as empresas que podem perder clientes se cobrarem além do
que deveriam ou perder dinheiro por cobrar um valor menor.
A formação de preços deve estar relacionada ao seu custo de
produção, ao valor agregado, à margem de lucro da empresa, giro de estoque,
dentre outros aspectos financeiros.
A formação de preços e o lucro real estão diretamente
relacionados com a sobrevivência, maximização dos lucros, maximização do
faturamento, potencialização do crescimento de vendas, maximização do
aproveitamento de mercado, entre outros.
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