De acordo com as especialistas entrevistadas, a maioria dos problemas citados está relacionada com o comportamento do profissional
A falta de oportunidade de crescimento na carreira ou situações negativas que ocorrem com o profissional muitas vezes podem ser motivadas pela atitude da própria pessoa.Para descobrir quais ações podem prejudicar a carreira, o Portal InfoMoney conversou com duas especialistas, a diretora-executiva da Ricardo Xavier Recursos Humanos, Izabel de Almeida, e a headhunter da De Bernt Entschev, Lívia Falland. Elas apontaram 10 atitudes que podem ser consideradas sabotadoras. Confira:
- Ser individualista: pensar só em si e não saber
trabalhar em grupo pode ser extremamente prejudicial à carreira,
principalmente se o desenvolvimento do trabalho depender da colaboração
de outros;
- Não ter disciplina: isso inclui chegar atrasado, não entregar o que foi pedido e não ter comprometimento e foco com o trabalho;
- Competitividade doentia: ultrapassa a
competitividade saudável. O profissional faz de tudo para ser o melhor e
isso pode incluir até “puxar o tapete” do colega. A competição é
importante, mas é fundamental que haja um equilíbrio;
- Falta de ética: não saber guardar segredos da empresa e dos colegas e causar intrigas são algumas das atitudes consideradas antiéticas;
- Acomodação: permanecer na zona de conforto e não
investir na carreira são consideradas atitudes muito prejudiciais. Vale
destacar que, no ambiente corporativo, as mudanças ocorrem de maneira
rápida;
- Não investir no próprio desenvolvimento: cursos de
reciclagem, pós-graduação, conhecimentos em outras línguas,
especialmente o inglês, são fundamentais para manter o profissional
atraente ao mercado;
- Não cultivar a rede de relacionamentos: o
networking deve ser tanto interno como externo (fornecedores e clientes)
e incluir a rede de amizades, como ex-colegas de trabalho e de
faculdade, entre outros;
- Não estar alinhado com a missão, visão e os valores da empresa:
além de conhecer a missão, visão e os valores da empresa, o
profissional deve considerá-los positivos, caso contrário, o trabalho
não terá sucesso;
- Ser sempre insubordinado “rebelde”: ser contra
todas as iniciativas e ideias da empresa é considerado uma
característica negativa do profissional. O colaborador deve trabalhar a
favor da empresa e não contra;
- Alimentar fofoca: fofoqueiros de plantão acabam com o clima da empresa e com as relações de trabalho.
Já Lívia, da De Bernt Entschev, afirmou que alguns problemas podem ser solucionados no curto prazo, enquanto outros dependem de mais tempo. “Se for comportamental, a pessoa pode começar a mudança o quanto antes, mas é importante ter força de vontade”, disse.
Por: Infomoney
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