Pular para o conteúdo principal

A importância do bom humor para a sua carreira


Em um ambiente de trabalho onde as pessoas vivem de mau humor, a energia negativa é contagiante e isso acaba afetando em vários aspectos não só as pessoas que ali trabalham, mas a empresa de uma maneira geral. As empresas hoje buscam por ambientes de trabalho harmônicos, pensando na qualidade de trabalho e de vida proporcionada a seus funcionários e por isso, elas estão procurando contratar profissionais que não sejam apenas capacitados, mas que vivam de bem com a vida. É comprovado que o bom humor traz inúmeros benefícios para a vida do indivíduo como um todo, e no trabalho, ele reduz o estresse, diminui a fadiga, aumenta a produtividade e a criatividade, estreita as relações com colegas, facilita o trabalho em equipe e traz motivação.
Infelizmente, há alguns fatores dos tempos modernos, principalmente das grandes cidades, que atrapalham a vida de todo mundo e  que acabam por tirar o bom humor das pessoas. É aquele trânsito caótico, uma reunião desgastante, problemas familiares, pressão no trabalho, falta de tempo para o lazer e descanso e por aí vai … Mas, é preciso tentar ao menos esquecer um pouco isso e manter o autocontrole emocional para focar no trabalho. Estar bem consigo mesmo é também de extrema importância, porque caso contrário, não há bom humor que permaneça.
Um ambiente de trabalho onde o bom humor prevalece é propício a satisfação e produtividade maior no trabalho. Através do bom humor, os funcionários passam a ter uma visão melhor para os problemas do dia-a-dia e encontram melhores maneiras de se livrarem mais rápido destes. Mas, o bom humor deve se estender a toda a empresa. Os líderes que possuem bom humor, mantêm um ambiente mais descontraído, sem estresses e fortalecem as relações entre sua equipe de trabalho. Quando há um conflito, o bom humor do líder permite que ele resolva-o de forma mais eficaz, sem comprometer o trabalho da equipe. Ainda, há de se considerar que uma empresa onde o bom humor permanece no ambiente, consegue conquistar muito mais os seus clientes. Você já teve alguma experiência, onde um funcionário que não estava de bom humor te atendeu? A gente acaba colocando a culpa na empresa e a probabilidade de voltar lá é mínima.
O bom humor na medida certa é de extrema importância para manter um ambiente de trabalho agradável, sem estresse, onde os funcionários possam produzir com motivação e conviver em harmonia com seus colegas de trabalho. Confira as soluções para alguns problemas:
  • Problema: Seu pensamento ranzinza é focado no fracasso. Você torce contra projetos só para confirmar sua previsão pessimista.
    • Solução: Deixe de lado o mau humor e veja com bons olhos o que acontece à sua volta. Tenha certeza de que, ao trabalhar para o melhor, as conquistas se tornam mais saborosas.
  • Problema: Sua cara espanta os subordinados. Eles não se interessam pelo trabalho, só cumprem o horário e fazem as tarefas de qualquer jeito.
    • Solução: Responda você mesma de quem é a culpa! Empregados só trabalham motivados quando se sentem bem naquele ambiente. O líder tem que ser carismático e conduzir seu grupo de bem com a vida.
  • Problema: Seu isolamento em relação os colegas está lhe incomodando, pois você está sempre só.
    • Solução: Não se faça de coitado (a) nem espere paparicos. Quem tem a síndrome do mau humor fica de canto porque os outros não querem ser contaminados. Ensaie sorrisos e mostre que você pode ser legal.
  • Problema: O chefe é um indivíduo repugnante, de tão mal-humorado. É muito difícil trabalhar com ele!
    • Solução: Experimente reverter o problema: trate-o com gentileza, humildade, tolerância, autocontrole e, sobretudo, releve suas atitudes desagradáveis. Com o tempo, ele vai notar – e melhorará.
Encare a vida e o trabalho com bom humor. Você só tem a ganhar!


Por: Mariana Rodrigues

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Hoje inicia nossa Black Friday, trazendo promoções para você se destacar no mercado de trabalho e ser o melhor em sua profissão. Fique por dentro das novidades. Acesse www.crconsul.com.br

Os Serviços da CR Consultoria

Acesse o site www.crconsul.com.br e saiba mais sobre cada um dos serviços prestados.
Nós da CR Consultoria acreditamos que o Planejamento Estratégico é um processo gerencial que se refere à formulação de objetivos para a seleção de programas de ação e para sua execução, levando em conta as condições internas e externas à empresa e sua evolução esperada. O Planejamento Estratégico é uma grande oportunidade para construir, rever ou desenvolver a leitura da realidade de uma organização, onde a leitura deverá ser crítica, coerente, completa, inteira, sistemática e compreensível, devendo ainda gerar confiança, segurança e clareza ao papel que a empresa quer assumir no mercado. Com a CR Consultoria isso é possível. Assista nosso vídeo e inscreva-se em nosso canal