Pular para o conteúdo principal

Como redigir um anúncio de emprego eficaz?

Os anúncios de empregos vêm em muitas formas e vários tamanhos, mas existem algumas regras simples que cada anúncio deve seguir para atrair os candidatos mais adequados para a vaga.
 
Um título de cargo atraente
A maneira mais óbvia de aumentar o número de pessoas que veem o seu anúncio de emprego é fazer com que o título do cargo seja atraente. Internamente, o cargo pode ser conhecido como “Encarregado Global de Suporte de Comunicações, Nível 2”, mas quantas pessoas digitarão isso em uma caixa de busca? Se o tipo de pessoa que você deseja atrair é do tipo que gostaria de trabalhar como Executivo de Relações Públicas, então o título anunciado para o cargo deve ser “Executivo de RP”.

Se você tiver acesso a um banco de currículos, encontre alguns currículos das pessoas que você gostaria de convidar para uma entrevista e use o campo “Cargo desejado” como base para o seu anúncio. Se for nesse cargo que eles desejam trabalhar, é isso que eles provavelmente procurarão.

Definindo sua estrutura
Não há um formato padronizado para a forma como você descreve o cargo, mas deve-se procurar incluir os seguintes elementos:
 
Apresentação breve – Tente limitá-la a aproximadamente 40 palavras e falar sobre o cargo, não sobre a empresa. Isso ajudará o leitor a avaliar rapidamente se o cargo é adequado a ele, estimulando-o a continuar lendo.
 
  • Responsabilidades do cargo – Liste entre três e sete das tarefas principais que o candidato aprovado deverá realizar. Tente relacionar essas tarefas a um objetivo de negócios, sempre que possível, para que o candidato possa imaginar como o cargo se encaixa nos planos da empresa. Por exemplo, "Desenvolver um programa de marketing por e-mail para ajudar a aumentar os níveis de retenção de clientes". Lembre-se: seu anúncio não é uma descrição do cargo e, portanto, não precisa conter cada elemento do cargo, apenas o suficiente para induzir as pessoas certas a enviar seus currículos.
     
  • Especificação da pessoa - Que habilidades, qualificações ou atributos você está procurando em seu candidato ideal? Experimente dividir esses itens entre o que é necessário e o que seria uma vantagem. Se você está esperando para obter um número elevado de currículos, poderá ser menos específico em seus requisitos, ao passo que, se desejar apenas alguns poucos candidatos de alta qualidade, seja muito claro sobre os critérios rigorosos que eles deverão cumprir. Quem está à procura de um emprego toma essa área de maneira literal e você pode afetar drasticamente o número de respostas com apenas algumas palavras cuidadosamente escolhidas.
     
  • Prêmios – Além de informações sobre o salário que os candidatos podem esperar receber, você deve também procurar destacar alguns dos principais benefícios e vantagens que eles podem esperar. O que os levaria a querer se candidatar à sua vaga e não a um cargo semelhante em um concorrente? Os prêmios não precisam ser financeiros. Portanto, pense nos programas de trabalho flexível, passeios em equipe, ou opções de creche que a sua empresa oferece.
     
  • Localização - Assim como o preenchimento do campo “Localização” em um formulário de emprego na Internet, você também pode querer adicionar informações mais específicas sobre onde o cargo será desempenhado. Trata-se de um novo escritório? Existe uma boa rede de transportes? Como é o bar local? O cargo é sempre desempenhado no próprio escritório, ou algumas viagens são necessárias? Muitas vezes, o local onde as pessoas trabalham, é tão importante quanto o cargo que elas estão assumindo.
     
  • Sua empresa – Em que setor a sua empresa atua? Se a sua empresa não for uma marca famosa, você precisará explicar o setor de atividade da empresa. Ao invés de copiar a seção “Sobre nós” do seu site, tente relacioná-la ao cargo. Então, para um cargo de vendas, você pode colocar “líder no fornecimento de produtos têxteis, com um programa de expansão ousado para conquistar negócios fora do Reino Unido”, ao passo que para um cargo de TI, você poderia colocar “líder no fornecimento de produtos têxteis com um sistema recém-desenvolvido de pedidos pela Internet, que utiliza o .Net Framework”. Não cometa o erro de inserir um excesso de informações aqui. Quem está à procura de um emprego fará sua própria pesquisa, se quiser saber mais.
     
  • Próximas etapas – Se o leitor estiver interessado em sua vaga, quais são os próximos passos que ele deve dar? Há um botão “Candidate-se Agora” em todos os anúncios de emprego publicados no Monster, mas você também pode incluir um e-mail ou número de telefone para contato, além de número de referência para citar, de forma que você possa acompanhar de onde vieram os currículos. Existe alguma informação específica que você gostaria que os candidatos incluíssem em sua carta de apresentação? Este é o momento de solicitar.
     
Atraindo o seu público
Se você fizer a analogia de que o emprego é o seu produto e que os candidatos ao emprego são os seus clientes, será necessário apresentar um argumento convincente dos motivos pelos quais eles devem negociar com você (ou dedicar seu tempo a candidatar-se à vaga). Os candidatos a uma vaga valorizam muito suas habilidades e sua experiência e, se você quiser que eles se candidatem a uma vaga, precisará saber o que eles querem e do que eles precisam, da mesma forma que faria com um consumidor.
 
Pense em quando você está fazendo compras. Quais são os produtos que chamam a sua atenção? Que tipos de produtos atraem os seus candidatos-alvo? Que lições você pode aprender com a linguagem publicitária que eles usam e com a forma como eles são expostos?

Muitos anúncios de emprego são escritos supondo que o empregador está fazendo um favor aos potenciais candidatos, convidando-os a candidatar-se a uma vaga. Essa atitude desestimula instantaneamente o seu público, se você não está dando as boas-vindas em seus anúncios de emprego, então não pode esperar que as pessoas pensem que você proporcionará um ambiente de trabalho acolhedor.

Procurar um emprego é, em si, um emprego de tempo integral. Portanto, tente manter o seu anúncio de emprego com menos de 700 palavras. Anúncios de emprego com extensas divagações indicam um ambiente de trabalho sufocante, e um anúncio cheio de piadas dará a impressão de falta de profissionalismo. Converse com as pessoas no nível delas e na segunda pessoa, usando “você” e “seu” em vez de “nós” e “nosso”.

Em cada anúncio de emprego que você publicar, resista à tentação de simplesmente copiar e colar a descrição que você usou na última vez em que contratou para esse cargo. Pense em como as responsabilidades da especificação da pessoa podem ter mudado. Você quer empregar seres humanos com suas próprias personalidades e atributos individuais, e não robôs!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Hoje inicia nossa Black Friday, trazendo promoções para você se destacar no mercado de trabalho e ser o melhor em sua profissão. Fique por dentro das novidades. Acesse www.crconsul.com.br

Os Serviços da CR Consultoria

Acesse o site www.crconsul.com.br e saiba mais sobre cada um dos serviços prestados.
Nós da CR Consultoria acreditamos que o Planejamento Estratégico é um processo gerencial que se refere à formulação de objetivos para a seleção de programas de ação e para sua execução, levando em conta as condições internas e externas à empresa e sua evolução esperada. O Planejamento Estratégico é uma grande oportunidade para construir, rever ou desenvolver a leitura da realidade de uma organização, onde a leitura deverá ser crítica, coerente, completa, inteira, sistemática e compreensível, devendo ainda gerar confiança, segurança e clareza ao papel que a empresa quer assumir no mercado. Com a CR Consultoria isso é possível. Assista nosso vídeo e inscreva-se em nosso canal