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Home Office: aproveite as vantagens e evite armadilhas

Montar o escritório na própria casa pode ser a alternativa economicamente mais viável para alguns empreendedores. Entre profissionais das áreas jurídica, de vendas e de tecnologia da informação, por exemplo, essa modalidade é muito comum.
“A adesão ao chamado home office relaciona-se à necessidade de contenção de custos e também à busca por conforto. Basta citar que o trânsito das grandes cidades deixa de ser problema para quem trabalha em casa”, comenta Sandra Regina Bruno Fiorentini, consultora do Sebrae-SP (Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Estado de São Paulo).
Até empresas tradicionais incentivam parte dos empregados a trabalhar em casa. Uma pesquisa sobre o assunto foi desenvolvida no ano passado pela Market Analysis com 345 entrevistados em nove capitais - São Paulo, Rio de Janeiro, Salvador, Brasília, Belo Horizonte, Curitiba, Porto Alegre, Recife e Goiânia. O estudo mostrou que o serviço virtual é adotado por 23,2% dos funcionários do setor privado, sendo que as micro e pequenas empresas, que empregam 10,6 milhões de pessoas, são as que mais utilizam o teletrabalho.
Mas são os empreendedores os grandes adeptos e beneficiados com as vantagens do home office. “Hoje em dia trabalhar em casa também não é mais motivo de preconceito”, observa Eduardo Domingos Bahi, consultor de carreira da Thomas Case & Associados. Segundo ele, quem trabalha em casa consegue tanta produtividade e sucesso na carreira quanto quem trabalha numa sala comercial ou em empresa tradicional. Para tanto, basta tomar algumas precauções.
O segredo do sucesso, para Bahi, é o foco e a disciplina. “Trabalhar em casa tem muitas vantagens, mas também envolve algumas armadilhas que devem ser evitadas para que o profissional não se envolva com as tarefas domésticas e acabe comprometendo o desempenho profissional”, alerta.
Para Sandra, o primeiro passo é estabelecer uma rotina, incluindo o planejamento, responsabilidade e autocontrole, além de um ambiente de trabalho com móveis e equipamentos adequados e cumprimento de horário de trabalho pré-determinado. "É necessário adotar uma postura que transmita confiança e credibilidade ao profissional para o negócio dar certo”, acrescenta ela.
A seguir as principais recomendações e dicas dos consultores ouvidos pelo Portal Santander Empreendedor:
Escolha do ambiente de trabalho
É muito importante ter um espaço reservado exclusivamente para o trabalho. O ideal é ter um cômodo da casa destinado ao escritório, onde você se sinta como se estivesse numa empresa convencional. Isso faz com que, quando naquele local, você mantenha o foco e pense somente no trabalho.
  • Paredes: opte por cores claras, em tons pastéis. Elas ampliam o ambiente e diminuem a sensação de cansaço. O mesmo vale para a seleção dos móveis.
  • Janelas: persianas costumam ser opção para o escritório de casa. Além de boa solução estética, são fáceis de limpar e ajudam a controlar a luz solar.
  • Iluminação: mesmo com incidência de luz natural, é indispensável usar luminária com lâmpadas fluorescentes de cor branca, iluminando o posto de trabalho. Apesar do gasto de energia, boa iluminação reflete em produtividade.
  • Conforto térmico: não deixe de prever ao menos um ventilador para garantir boa circulação de ar no ambiente. Se tiver condições, opte por um aparelho de ar-condicionado.
  • Acústica: dependendo da sua casa, talvez seja necessário pensar em um isolamento acústico de paredes e portas, para evitar ruídos como o latido de cachorro, choro ou brincadeira de crianças, panela de pressão e aspirador de pó, por exemplo.
Móveis e equipamentos
Investir num ambiente funcional e aconchegante depende do tipo de trabalho que você pretende desenvolver, do espaço disponível e também dos recursos financeiros. Os móveis são essenciais para garantir organização e produtividade.
  • Utilize mesa e cadeira próprias para escritório e lembre-se de que gaveteiro e armário, mesmo que compactos, são fundamentais para a organização.
  • Ao comprar os móveis ou encomendá-los a um marceneiro não deixe de levar em conta, além das medidas, os aspectos ergonômicos para garantir conforto e saúde.
  • Preveja instalações para computador conectado à internet de banda larga, telefone, aparelho de fax - que podem ser úteis - e impressora, preferencialmente multifuncional, que incluem funções de copiadora e scanner.
  • Caso os móveis não permitam embutir os fios, canaletas podem melhorar a organização de forma fácil e barata.
Horários e hábitos
Rotina não é apenas para quem bate cartão. Quem deseja manter a atividade profissional a partir de casa precisa se habituar ao cumprimento de horários. Ou seja, para começar a trabalhar, parar para almoçar, retomar e encerrar o expediente.
  • Estabeleça horários para acordar, tomar banho, tomar café com a família, ler jornal e começar a trabalhar. Sem isso, fica difícil criar a rotina.
  • Se não precisar fazer visitas externas, você não necessita vestir terno e gravata para trabalhar em casa, mas também não deve usar pijamas. Use uma roupa confortável, mas que lembre a você e aos seus familiares de que está trabalhando.
  • Não permita distrações como ficar navegando na internet sem que o assunto pesquisado seja necessário para o desenvolvimento do trabalho e tome cuidado também com a televisão. Enfim, não faça o que não faria normalmente no escritório de uma multinacional, por exemplo.
  • Tenha horário certo para almoçar. Uma das vantagens de trabalhar em casa é controlar melhor a alimentação, mas o almoço também deve ter duração determinada, com horário para voltar ao trabalho.
  • Não abandone o ambiente de trabalho com frequência para assaltar a geladeira. No máximo, programe paradas breves entre as refeições.
  • Evite também o outro extremo, que é trabalhar compulsivamente. Já que definiu horário para começar a trabalhar, estabeleça também a hora de parar. Eventualmente, pode fazer hora extra, mas isso deve ser exceção. Essa regra ajuda também a sua família a ter noção de quando você está ou não disponível.
Discipline a família
Para quem não mora sozinho, um dos aspectos delicados de montar um escritório em casa é a relação com a família, que não pode interferir negativamente na realização do trabalho.
  • O primeiro passo é uma conversa aberta e franca com todos os que moram na casa para estabelecer regras e fazê-los entender que você está trabalhando e precisa manter o foco.
  • Deixe claro que não poderá ser interrompido a todo instante e em quais situações poderá ser contatado. Se necessário, deixe a porta do ambiente fechada, para evitar o entra e sai de pessoas e animais domésticos.
  • Estabeleça horários em que estará disponível para o convívio familiar e para tratar de situações e problemas do cotidiano, como a educação dos filhos, contas a pagar, compras a fazer etc.
  • Oriente as pessoas quanto ao excesso de barulho, especialmente se não for possível isolar acusticamente o ambiente.
Telefone
O telefone merece destaque especial, pois é o meio pelo qual você será mais frequentemente contatado por clientes ou outros colegas de trabalho.
  • Utilize uma linha exclusiva para o escritório, de forma que somente você, no horário de trabalho, a utilize. Jamais opte por uma simples extensão do telefone da casa. Hoje é fácil e rápido conseguir uma linha extra, sem aumento de custo considerável.
  • Defina o padrão de atendimento telefônico para a linha do home office e instale uma secretária eletrônica para registrar os recados quando estiver ausente.
  • Em situações excepcionais, em que outra pessoa precise atender o telefone do escritório, oriente-a sobre como atender e anotar o recado. Jamais permita que as crianças atendam o telefone, pois isso compromete sua imagem profissional.
  • Ao voltar para o home office retorne as ligações e mensagens deixadas durante sua ausência, pois, sabendo que você dá retorno, as pessoas se habituam a deixar recados.
Evite o isolamento
Provavelmente, se optou por montar o escritório em casa, é porque não receberá clientes. No entanto, isso não significa que deva manter o isolamento do convívio pessoal e profissional.
  • O contato pessoal estimula a troca de informações e de conhecimentos, além de favorecer a amizade e a criação da rede de relacionamento social e profissional.
  • Sempre que possível, marque visitas aos clientes e parceiros de trabalho.
  • Participe de encontros e cursos presenciais para reciclar conhecimentos, manter-se atualizado e prospectar negócios e oportunidades.
  • Não descuide do marketing pessoal e da empresa. Aposte, se for o caso, na criação de um site e de um e-mail personalizado. Adote padrões para o material de correspondência que dêem aspecto profissional ao trabalho.
Por: Santander Empreendedor

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