Após conhecer novos contatos, trabalhe para estabelecer uma conexão também na vida real, aconselham especialistas
Apesar
de simples, esse tipo de ação também exige um comportamento estratégico
por parte de quem pretende conhecer novos contatos pela rede social.
Confira seis passos para fazer isso de maneira eficaz.
1. Defina seus objetivos
Primeira
regra para estabelecer novos relacionamentos profissionais através do
LinkedIn: não peça para integrar a lista de contatos de alguém sem uma
justificativa plausível e coerente para isso.
Por isso, antes de qualquer ação, faça um mergulho para dentro de si e tente definir quais as razões para fortalecer sua rede de contatos profissionais.
Por isso, antes de qualquer ação, faça um mergulho para dentro de si e tente definir quais as razões para fortalecer sua rede de contatos profissionais.
2. Delimite seu alvo
Investigue
quais são os melhores contatos para compartilhar seus objetivos. Por
mais lindo que seja ter um CEO em sua lista de contatos, nem sempre uma
pessoa nesse posto é a pessoa ideal para atender a suas expectativas.
“Você
precisa pensar qual é o seu público alvo e, assim, focar no nível
hierárquico que você precisa alcançar”, diz Othamar Gama Filho,
diretor-executivo da Recruiters.
3. Torne pessoal
Agora,
não vale se aproximar dessa conexão alvo tendo em mãos apenas a
mensagem padrão que o Facebook oferece. De acordo com os especialistas, é
essencial tornar esse contato pessoal – e mais próximo do que seria na
vida real.
Dessa
forma, o ideal é escrever uma mensagem diferente para cada novo contato
tendo em vista seus objetivos e, principalmente, quem a pessoa é.
4. Invista nos pontos comuns
Para
tornar esse processo mais tranquilo, aproveite os aspectos que vocês
dois compartilham em comum como gancho para estabelecer o primeiro
contato. Vale mencionar grupos de discussão, contatos no Facebook ou até
um hobby parecido – que ele tenha mencionado no LinkedIn.
Dica:
Coincidências são um ótimo aliado para evitar a gafe de adicionar a
pessoa fingindo ter um vínculo anterior (lembre-se, o LinkedIn só
autoriza amigos, colegas de classe, colegas de trabalho ou pessoas que
fizeram algum negócio juntas).
Se você tiver em sua rede de contatos alguma pessoa em comum, basta pedir para que esse contato apresente você, virtualmente, para a conexão alvo. Outra estratégia é participar dos mesmos grupos online que a pessoa em questão participa. Esse vínculo abre caminhos para que você adicione o outro profissional a sua rede de contatos.
Se você tiver em sua rede de contatos alguma pessoa em comum, basta pedir para que esse contato apresente você, virtualmente, para a conexão alvo. Outra estratégia é participar dos mesmos grupos online que a pessoa em questão participa. Esse vínculo abre caminhos para que você adicione o outro profissional a sua rede de contatos.
5. Seja direto
O
objetivo desse contato inicial é exatamente aguçar a curiosidade da
pessoa para manter um vínculo com você. Por isso, não “venda” tudo de
uma vez.
Mas isso não significa que você deva ser extremamente abstrato e vago sobre seus objetivos em entrar em contato com a pessoa em questão. “Você tem que ser direto e assertivo sobre o que você quer”, diz Rogerio Sepa, especialista em gerenciamento de carreiras no mundo virtual da DBM.
Mas isso não significa que você deva ser extremamente abstrato e vago sobre seus objetivos em entrar em contato com a pessoa em questão. “Você tem que ser direto e assertivo sobre o que você quer”, diz Rogerio Sepa, especialista em gerenciamento de carreiras no mundo virtual da DBM.
Agora,
também “não adianta você querer enviar o portfólio completo da sua
empresa, isso é característica de spam”, diz Gama Filho. “Essa mensagem
inicial serve como uma espécie de teaser”.
Em campanhas publicitárias, essa é uma estratégia para aguçar a curiosidade do público sobre determinado produto. E esse deve ser o seu objetivo ao entrar em contato com um desconhecido no LinkedIn. Ele deve ficar motivado para estabelecer um vínculo futuro com você.
Em campanhas publicitárias, essa é uma estratégia para aguçar a curiosidade do público sobre determinado produto. E esse deve ser o seu objetivo ao entrar em contato com um desconhecido no LinkedIn. Ele deve ficar motivado para estabelecer um vínculo futuro com você.
6. Faça pontes com o real
Não
enclausure esse novo relacionamento apenas aos limites do virtual.
Tente, de todas as formas possíveis, marcar um encontro ao vivo com a
pessoa em questão. "O networking online foi criado para ajudá-lo a
gerenciar o seu networking na vida real", diz Gama Filho.
Cuidado,
no entanto, com exageros. Tenha bom senso e fique atento aos sinais. Se
a pessoa não se empolgar com seu contato, não banque o grudento. Mas
também não fique tímido de tentar retomar a conversa. "Reenvie novas
mensagens após uma semana ou duas semana, depois de um mês", diz o
especialista. Se a pessoa não responder, o melhor é partir para outra -
sem ressentimentos.
Fonte: Revista Exame
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