Pular para o conteúdo principal

Coaching potencializa Inteligência emocional feminina

Dotados de três tipos de inteligência: a intelectual, a instintiva e a emocional homens e mulheres não diferem apenas fisicamente, mas também no modo como utilizam a última delas. Tema de diversos livros, a inteligência emocional é comprovadamente melhor acessada pelas mulheres, praticamente de forma orgânica.

"Só pelo fato de a mulher precisar provar a todo instante para a sociedade que tem capacidade não só de conseguir vitórias, mas de ser bem-sucedida na vida, prova que ela tem mais habilidades do que o mero machismo acredita, argumenta João Luiz Cortez, sócio da Iluminatta Business, empresa voltada à formação de coaches.

De acordo com o especialista, a mulher tem uma conexão sensorial mais aberta para usar a inteligência emocional do que os homens, pois consegue acessar mais facilmente esse centro. "Saber lidar e considerar o emocional das pessoas pode abrir diversas possibilidades, mas o contrário, por sinal, pode ser bem limitante", explica. Isso acontece quando ela opera no pico da sua potencialidade.

Cortez frisa que o coaching "princípio de ajudar a aprender ao invés de ensinar" é uma ferramenta que trabalha com foco no aumento das percepções femininas, podendo despertar ou mesmo incrementar habilidades que antes não se conseguia acessar.

Segundo o especialista, o perfil profissional do mercado está se transformando e ficando mais cor-de-rosa, como pode ser percebido com o crescimento da demanda pelo coaching nas empresas brasileiras.

Atualmente, 50% dos cargos de supervisão estão preenchidos por mulheres, contra 30% há 10 anos, mostra estudo realizado pela Catho. O mesmo levantamento informa que hoje 23% dos cargos de presidência ou equivalentes estão em mãos femininas, contra 15% uma década atrás.

"Apesar de 80% a 90% dos coachees serem homens, essa porcentagem vem caindo ano após ano, dado à maior procura do coaching pelas mulheres", afirma. Até mesmo a gigante HP, lembra o sócio da Iluminatta Business, se curvou a esse novo paradigma e já promoveu programas de coaching específicos para suas executivas, abrindo possibilidades destas chegarem aos mais altos cargos na organização.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Hoje inicia nossa Black Friday, trazendo promoções para você se destacar no mercado de trabalho e ser o melhor em sua profissão. Fique por dentro das novidades. Acesse www.crconsul.com.br

Os Serviços da CR Consultoria

Acesse o site www.crconsul.com.br e saiba mais sobre cada um dos serviços prestados.
Nós da CR Consultoria acreditamos que o Planejamento Estratégico é um processo gerencial que se refere à formulação de objetivos para a seleção de programas de ação e para sua execução, levando em conta as condições internas e externas à empresa e sua evolução esperada. O Planejamento Estratégico é uma grande oportunidade para construir, rever ou desenvolver a leitura da realidade de uma organização, onde a leitura deverá ser crítica, coerente, completa, inteira, sistemática e compreensível, devendo ainda gerar confiança, segurança e clareza ao papel que a empresa quer assumir no mercado. Com a CR Consultoria isso é possível. Assista nosso vídeo e inscreva-se em nosso canal